Atualização (23/04/2024) – MR

Algumas das parceiras da Qualcomm costumam marcar presença no evento anual Snapdragon Summit para revelar quais dispositivos virão com o chipset flagship. Historicamente, a Xiaomi tem sido a primeira a lançar celulares com o SoC mais recente.

Agora, um informante citou que a fabricante chinesa tem direitos de exclusividade para revelar o primeiro celular do mercado com Snapdragon 8 Gen 4. Isso está alinhado com um rumor de alguns dias sobre o Xiaomi 15 já estar sendo testado com o chipset top de linha.

Segundo o informante Yogesh Brar, o novo chipset da Qualcomm será anunciado no segundo semestre e as companhias que apresentarão modelos com ele no evento serão as mesmas do ano passado, com a Xiaomi sendo a primeira a ter um modelo com o Snapdragon 8 Gen 4.

Entretanto, o vazamento também cita que logo em seguida, a OnePlus e a iQOO serão as próximas marcas a revelarem aparelhos tops de linha com o Snapdragon 8 Gen 4, que serão lançados apenas em 2025.

Possivelmente, esses modelos serão o OnePlus 13 e o iQOO 13, que serão concorrentes diretos do Xiaomi 15. Apesar de a Samsung ser uma das parceiras mais próximas da Qualcomm, ela apresenta a linha Galaxy S meses depois.

Com a Xiaomi citando seus preços competitivos, será interessante como a fabricante chinesa fará com o Snapdragon 8 Gen 4, já que a Qualcomm citou que ele será o seu chipset mobile mais caro até o momento.

Texto original – 17/04/2024

A linha Xiaomi 15 deve começar a ser testada internamente ainda neste mês de abril. Comentando o assunto, o informante Digital Chat Station revelou que a Qualcomm já enviou algumas unidades do chip Snapdragon 8 Gen 4 para a fabricante chinesa.

Com isso, a Xiaomi já pode montar os primeiros protótipos dos smartphones topo de linha para ajustar principalmente o sistema de arrefecimento, uma vez que há rumores de que o chipset poderá alcançar clock de 4 GHz.

Além disso, fontes dizem que a Qualcomm agora exige que aparelhos equipados com o novo SoC tenham baterias de maior capacidade. Por isso, são grandes as chances da linha Xiaomi 15 ter unidades de 5.500 mAh em todos os modelos.

O DCS também conseguiu confirmar, com mais de um funcionário da Xiaomi, que a linha Xiaomi 15 terá leitor de digitais ultrassônico sob o display produzido pela BOE.

Esse painel terá resolução de 1,5K no modelo padrão e 2K nos Xiaomi 15 Pro e Xiaomi 15 Ultra. A câmera primária de todos os modelos será de 50 MP e terá certificação da Leica, algo que já é esperado.

No entanto, as versões mais caras contarão com uma nova câmera periscópio, mas ainda não há muitos detalhes específicos sobre esse sensor.

Por ora, é preciso lembrar que todas as informações envolvendo a linha Xiaomi 15 são apenas um rumor.

Fonte