Com o objetivo de fomentar a inclusão, dando especial enfoque na jornada do passageiro e sua acessibilidade, o Salvador Bahia Airport realiza, em parceria com a Centro de Referência Estadual para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (CRE-TEA), uma visita guiada com 20 pacientes da instituição no próximo dia 25, quinta-feira.

Com a ação, o aeroporto pretende proporcionar uma experiência prática, dinâmica e divertida ao grupo. Assim, a atividade busca preparar os participantes para uma possível viagem de avião, reconstituindo o passo-a-passo entre a passagem pelo raio-x até o embarque na aeronave.

A atividade contará com o suporte e acompanhamento de profissionais que atuam no CRE-TEA nas áreas de psicologia, fonoaudiologia e educação física. A iniciativa acontece no contexto do Abril Azul. A data foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) como uma forma de conscientizar a população sobre o autismo.

No último dia 11, a Apae Salvador, em parceria com o Salvador Bahia Airport realizou um roteiro sustentável pelo aeródromo. Aproximadamente 40 usuários com transtorno do espectro autista (TEA) e as suas famílias participaram da atividade. Na ocasião, foi realizada uma simulação de embarque – com passagem pelo Raio-X e tour pelo terminal. O grupo também visitou o Complexo Sustentabilidade do Salvador Bahia Airport. A estrutura concentra uma estação de tratamento de efluentes, a central de resíduos e um centro de biodiversidade no qual são realizadas ações de conservação da fauna e flora.

O objetivo dessas visitas, contudo, vai muito além de proporcionar toda a experiência de um usuário do aeroporto para pessoas neurodivergentes e seus familiares. A iniciativa busca estimular a socialização, aprendizado, autoestima e autonomia dos visitantes.

Confira abaixo toda a programação prevista para a visita guiada do próximo dia 25 de abril:

14h30: Check-in
15h00: Embarque (raio-x)
15h30: Sala de embarque
16h30: Acesso a uma aeronave
17h30: Encerramento

Foto: Divulgação/Salvador Bahia Airport

Fonte