O ataque aéreo lançado por Israel contra o território iraniano, na província de Isfahan, não provocou danos às instalações nucleares do Irã, disse o órgão de vigilância nuclear das Nações Unidas, nesta sexta-feira (19).

A Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) disse que o seu chefe, Rafael Grossi, “continua a pedir extrema contenção de todos e reitera que as instalações nucleares nunca devem ser alvo de conflitos militares”.

“A AIEA pode confirmar que não há danos nas instalações nucleares do Irã… [e] está monitorando a situação muito de perto”, afirmou.

Anteriormente, uma autoridade iraniana disse que as defesas aéreas interceptaram três drones.

Várias agências de notícias alinhadas com o Estado iraniano relataram que os locais associados ao programa nuclear do país eram “completamente seguros” e que o ataque parecia ter tido alcance limitado.

Uma autoridade dos EUA disse à CNN que Israel realizou um ataque dentro do Irã. O alvo não era nuclear, acrescentou o funcionário.

Antes do ataque de sexta-feira, a expectativa dos EUA era que Israel não atacasse instalações civis ou nucleares, disse uma segunda autoridade norte-americana.

Fonte: CNN Brasil