Estão abertas as inscrições para a segunda edição do Festival de Capoeira Ancestralidade e Resistência. O evento acontece de 18 a 21 de abril, no Parque Costa Azul, em Salvador (BA). As inscrições são gratuitas e devem ser feitas através do site do grupo Capoeira em Movimento Bahia (CMB), que realiza o evento.

Para ter acesso ao evento, basta levar dois quilos de alimentos não perecíveis que serão revertidos para o Programa Bahia Sem Fome. Com o tema “Gingando pelo Mundo”, o evento vai contar a história da Capoeira desde as suas raízes até se tornar Patrimônio Imaterial da Humanidade. Durante 4 dias, o Parque Costa Azul vai se transformar na “Cidade da Capoeira” com atividades como oficinas, concurso de música autoral, feira gastronômica, shows, apresentações culturais e claro, Rodas de Capoeira.

Foto: Alex Sander Andrade

O Festival tem ainda a Feira Cultural com os projetos artísticos e artesanatos produzidos por grupos de capoeira de todo o estado. Os artistas interessados em participar devem preencher o formulário disponível no site.

O Festival de Capoeira Ancestralidade e Resistência coordenado por Jacaré DiAlabama,  é uma realização do grupo Capoeira em Movimento Bahia (CMB) com o patrocínio do Governo da Bahia, através da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

Nesta edição, o Festival se divide em 7 eixos temáticos que buscam promover a diversidade, são eles: Capoeira tem Resistência; Capoeira tem Erê; Capoeira tem Magia; Capoeira tem Criatividade; Capoeira tem Ancestralidade; Capoeira tem Diversidade e ainda o eixo temático Capoeira tem Ginga pelo Mundo.

Foto: Alex Sander Andrade

Sobre o CMB – Criado em 2019, o Capoeira em Movimento Bahia (CMB), é um coletivo que luta pelo reconhecimento, salvaguarda e valorização da Capoeira e de seus Mestres e Mestras griôs, e por políticas públicas efetivas para o fomento e promoção da Capoeira como elemento da identidade cultural afro-brasileira.

Atualmente, o CMB luta pela regulamentação da Lei Moa do Katendê, que garantirá, dentre outras coisas, a Capoeira nas escolas públicas do estado e pela implementação nas escolas públicas de Salvador, através da campanha “Capoeira nas Escolas Já”.  O  coletivo também busca promover o reconhecimento dos Mestres e Mestras Artesãos e  qualificação dos capoeiristas com o curso de formação “Qualifica Capoeira”.  Produz ainda eventos culturais e de formação presenciais e virtuais como o Barracão Cultural Odoyá, o Papoeira em Movimento, a I Roda de Conversa do CMB e as campanhas “Respeita as Mina na Capoeira!”, “Capoeira pela Democracia” e “Ao Mestre com Carinho”.

SERVIÇO:

O QUÊ: 2º Festival de Capoeira Ancestralidade e Resistência- Gingando pelo mundo.

QUANDO: 18 a 21 de abril.

ONDE: Parque Costa Azul, Salvador.

Leia também: “Sempre soubemos do nosso potencial”, diz artista após passinho ser reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Rio

Post Views: 0

Fonte