O Brasil foi o destino homenageado, neste ano, na Feira Internacional de Turismo da América Latina – FIT Buenos Aires, encerrada na terça-feira (1º), no Espaço La Rural, na capital da Argentina. No bloco dos estandes brasileiros, destaque para o da Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA), que projetou em um grande telão de LED imagens da diversidade de atrativos do estado e ofereceu aos participantes a experiência “instagramável” para fotos e vídeos com cenários baianos.
Enquanto a secretaria promovia as atrações das 13 zonas turísticas da Bahia, agências de viagens parceiras comercializavam pacotes para destinos como Salvador, Morro de São Paulo, Praia do Forte, Baixio e Trancoso, entre outros.
A Argentina, que já é o maior polo emissor de turistas estrangeiros para o território baiano, teve a sua conectividade com o estado ampliada. Estão disponíveis voos de Buenos Aires para Salvador e Porto Seguro e a rota de Córdoba para a capital baiana, com operações da Aerolíneas Argentinas e Gol Linhas Aéreas.
Na FIT, a Setur-BA atuou na atração, também, de mais turistas de países vizinhos, que podem escolher voos de Santiago (Chile) e Montevidéu (Uruguai) para Salvador, oferecidos pela SKY Airline. Na alta temporada, a Bahia será o estado do Norte e Nordeste que irá receber o maior número de linhas da América do Sul, com 19 frequências semanais.
“Sempre tivemos uma boa receptividade na FIT, mas, este ano, foi algo mais impactante, devido à abertura dos novos voos de destinos sul-americanos para a Bahia. Os parceiros que estiveram em nosso estande para comercializar pacotes conseguiram fechar bons negócios e iniciar entendimentos futuros. Esse movimento aponta para uma alta temporada histórica, no aumento do fluxo em solo baiano de argentinos, uruguaios, chilenos e de pessoas de outros países do continente”, relatou o diretor de Promoção da Setur-BA, Pedro Gramacho.
Promoção nacional
A Setur-BA participou, na última semana, no Cais do Sertão, em Recife, do Festival Transforma Pride 2024, voltado para o segmento LGBTQIAPN+ do Nordeste. O evento reuniu atividades ligadas à cultura, economia criativa e turismo.
A Bahia foi destacada como um dos destinos gay friendly (acolhedor) mais procurados do Brasil, onde o Governo do Estado oferece cursos de capacitação para qualificar o atendimento à comunidade, faz pesquisas sobre demandas do turista e apoia iniciativas de inclusão.
No encerramento, a Setur-BA apresentou a proposta de apoio para que Salvador sedie a edição 2025 do festival, como parte das ações de captação de eventos que movimentam a economia do turismo baiano.
Fonte: Ascom/Setur-BA
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