O WhatsApp no Android possui diversos truques simples que podem facilitar a rotina dos usuários. Entre as configurações, está a possibilidade de deixar as notificações do mensageiro coloridas. Assim, o usuário consegue detectar rapidamente se recebeu uma mensagem, sem precisar desbloquear o celular, já que a cor dos alertas será diferente. Outra possibilidade é a de ler as mensagens apagadas, matando a curiosidade do destinatário. Há, ainda, a possibilidade de usar duas contas no mesmo telefone, sem a necessidade de fazer trocas de chips. Nas linhas a seguir, o TechTudo reuniu cinco ações interessantes que você pode testar no aplicativo de mensagens agora mesmo.

????Android: 8 truques que vão facilitar o uso do seu celular

???? Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews

Lista reúne cinco ‘truques’ úteis que você deve usar no WhatsApp para Android agora mesmo; veja a seguir — Foto: Mariana Saguias/TechTudo

???? Qual a última versão do Android? Descubra no Fórum do TechTudo

1. Notificações coloridas do WhatsApp

O aplicativo do WhatsApp disponível para Android possui uma opção de personalização muito interessante: usar notificações coloridas no aplicativo. A opção serve para detectar rapidamente de onde veio a mensagem. O usuário conseguirá saber que recebeu um alerta do mensageiro, sem precisar desbloquear o celular, já que a cor definida fará a distinção entre os aplicativos. Para aplicar a configuração, acesse o WhatsApp e toque no ícone de três pontos, na parte superior direita da tela. Em seguida, selecione “Configurações” e “Notificações”. Na lista que surgirá, selecione uma das cores para a luz de notificação ou aperte a opção “Nenhum” para desativar o recurso.

Usuários do WhatsApp para Android podem aplicar diferentes cores às notificações do mensageiro — Foto: Reprodução/Mariana Tralback

2. Recuperar mensagens apagadas

Após a atualização do WhatsApp que possibilitou a exclusão de mensagens enviadas, muitos usuários precisaram aprender a lidar com a curiosidade. Mas é possível resolver a questão: embora o mensageiro não possua maneiras nativas de recuperar esse conteúdo, é possível visualizar as interações deletadas mediante o histórico de notificações. O usuário deve abrir as configurações do aparelho, clicar em “Notificações” e ativar o “Histórico de notificações”. O texto das mensagens recebidas fica salvo na lista, mesmo quando apagadas.

Há ainda aplicativos de terceiros, como o Notification History, com a mesma funcionalidade. Basta fazer o download do Notification History, através da Google Play Store, e conceder a permissão para que a plataforma acesse as notificações. Depois disso, abra o app e acesse a conversa que deseja visualizar.

Com o aplicativo ‘Notification History’, é possível visualizar mensagens apagadas pelo remetente — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

3. Usar dois WhatsApp no mesmo celular

A possibilidade de usar dois números do WhatsApp no mesmo celular foi lançada em outubro de 2023. O recurso facilita o dia a dia de quem precisa usar duas contas, como, por exemplo, um perfil pessoal e outro profissional. No geral, evita trocas constante de chips, a necessidade de utilizar dois aparelhos diferentes e baixar aplicativos terceiros.

Para fazer a configuração de uma segunda conta, é necessário ter um telefone que aceite multi-SIM ou eSIM, além do chip que deseja cadastrar. Em seguida, o usuário precisa acessar a opção “Configurações” no WhatsApp, tocar na seta ao lado do nome e selecionar “Adicionar conta”. Vale frisar que é possível modificar as configurações de privacidade das contas separadamente, ou seja, elas serão totalmente independentes uma da outra.

Após atualização do WhatsApp, usuários podem utilizar duas contas do mensageiro no mesmo telefone — Foto: Reprodução/Mariana Tralback

4. Adicionar um Widget do WhatsApp

O widget do WhatsApp no Android permite que o usuário leia mensagens sem acessar o aplicativo. Assim, ninguém receberá a confirmação, mas você ainda conseguirá saber quando alguém leu suas mensagens. Para utilizar o recurso, basta acessar a tela inicial do dispositivo e pressionar sobre um espaço vazio. Depois disso, toque em “widgets” e role pela lista até localizar a opção do WhatsApp. Escolhas o atalho que se parece com uma caixa onde serão exibidas as mensagens recebidas. Toque e segure para colocá-lo em uma das telas do seu dispositivo.

O usuário pode ajustar o tamanho. Quanto maior for o widget, mais notificações poderá visualizar. Vale destacar que o recurso só funciona com mensagens de texto, de forma que você não conseguirá acessar fotos, vídeos ou áudios do mensageiro na tela inicial.

Através de um widget do WhatsApp, usuários poderão ler mensagens sem enviar confirmações de leitura, aliviando a pressão de respondê-las — Foto: Reprodução/Mariana Tralback

Com informações de CCM e Tom’s Guide.

Veja também: Como esconder conversas no WhatsApp? Veja 3 formas

Como esconder conversas no WhatsApp? Veja 3 formas | Tutorial

Fonte

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *