Foto: Lucas Moura/Secom PMS

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Pediátrica Vale dos Barris, inaugurada pela Prefeitura de Salvador no último dia 25 de junho, completou a primeira semana de funcionamento com mais de 600 atendimentos. A estrutura, situada na Avenida Centenário, na rotatória dos Barris, é a primeira da capital baiana a oferecer serviço médico de urgência voltado especificamente para o público infantil.

A gerente da Urgência e Emergência da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Camilla Cumming, destacou que a unidade foi pensada de uma maneira que tivesse todo um perfil de acolhimento para a criança e o familiar. “O fluxo de acesso é específico para os pequenos, sem cruzamento de atendimento junto com um adulto, onde temos um ambiente com dois consultórios específicos para pediatria, sala de reanimação, sala de medicação, leito de observação e uma equipe toda especializada e específica para atender esse perfil de paciente atendido no local”, declarou.

A médica Daniela Perazzo, que atende na unidade, revelou que a maioria dos serviços são relacionados a viroses. “Ultimamente, temos recebidos muitos pacientes com diarreia, vômito, febre, dores abdominais. Agora, estamos com um fluxo médio e moderado. Os serviços oferecidos aqui estão atendendo essas demandas, não estamos com atendimento sobrecarregado, apesar do fluxo”, disse.

Satisfação – Os responsáveis por crianças atendidas na UPA Pediátrica também expressaram contentamento com os serviços prestados. Moradora da região, Ivone Oliveira, de 50 anos, relatou a primeira experiência no local.

“Achei o atendimento agradável, confortável, gostei bastante. Meu filho tem quatro anos e está com diarreia, muita tosse e febre. Aqui ele foi atendido e passou pelos medicamentos necessários. Geralmente vamos na UPA e sendo um local específico para crianças, tudo fica mais fácil”, disse.

Acompanhando a filha de cinco anos, Felipe Filgueiras, de 55 anos, também elogiou a unidade. “Ela estava precisando de um raio-x do tórax e o atendimento foi excelente, gostei bastante. Foi muito rápido. Gostei muito da iniciativa da Prefeitura, foi nota mil. Estou muito satisfeito”.

Estrutura – Com capacidade para atender 150 crianças por dia, a unidade é interligada à UPA já existente no local e está equipada com salas de estabilização, acolhimento e classificação de risco, salas de medicação, dois leitos de observação e quatro consultórios. A UPA Pediátrica, que já opera 24 horas, recebeu um investimento de aproximadamente R$2 milhões.

Reportagem: Lucas Vieira e Mateus Soares/Secom PMS

Fonte: Clique aqui