Os festejos de São Pedro no Parque de Exposições de Salvador, chega ao seu segundo dia neste sábado (29), sendo destaque no quesito mais importante para realização do evento: a segurança. A última etapa da programação do São João da Bahia 2024 começou mantendo a ausência de registro de crimes graves contra a vida e números pequenos de ocorrências de furtos e roubos. Equipes das Polícias Civil, Militar e Técnica, além do Corpo de Bombeiros, mantém uma vigilância constante durante todo o evento.

A segurança, que conta com o reforço da tecnologia, através de câmeras equipadas com sistema de reconhecimento facial, é percebida pelo público. O comerciante Marcos Pinheiro, que veio acompanhado de toda a família, diz sentir esse esforço. “A gente percebe que é uma festa segura. Eu acho que quem, por acaso, não tem a intenção de vir ao Parque para curtir, sabe que aqui não terá espaço. Uma festa de paz, por isso trouxe a minha família”, contou Marcos.

Foto: Jefferson Machado/GOVBA

De acordo com o tenente coronel Roberto Araújo, a estrutura e estratégia montada, além de reforçarem a expertise dos profissionais em grandes eventos, é motivo de satisfação. “Ontem (28), primeiro dia de festa de São Pedro, tivemos um público estimado de 30 mil pessoas, e apenas 10 ocorrências de furtos e roubos de celulares. Então percebemos uma subnotificação dessas ocorrências, com relação ao número de visitantes”, explicou o tenente coronel.

Para o oficial da PMBA, há também uma mudança de comportamento do público: “as pessoas quando chegam ao parque, já percebem a presença do monitoramento policial, isso já inibe algumas ações. O que se observa também é que as pessoas estão mais vigilantes e precavidas com relação à utilização do aparelho celular”.

Foto: Jefferson Machado/GOVBA

Toda essa engrenagem faz com o que o São João da Bahia 2024, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Superintendência de Fomento ao Turismo (Sufotur), chegue em sua última etapa sustentando o tema de 2024: “O melhor do Mundo é o Nosso”. Além das grandes atrações, quem vem ao Parque de Exposições ainda pode ajudar pessoas em situação de fome, doando 1 kg de alimento nos postos de coleta do Programa Bahia Sem Fome, que também marca presença na festa.

A programação vai até esta terça-feira (2) e o tenente coronel Roberto Araújo, deixa o convite. “Temos hoje mais um desafio e estamos presente com mais de 500 policiais, todos preparados para dar segurança a todas as pessoas que vêm ao Parque. A gente conclama à população a estar aqui festejando com tranquilidade, até porque, além de grandes atrações, oferecemos um ambiente seguro para isso”, disse ele.

Foto: Jefferson Machado/GOVBA

Fonte: Clique aqui

Créditos do autor: Lais Souza

Créditos da imagem: Reprodução/Divulgação

Os direitos de imagem e texto são de autoria dos respectivos autores e editores mencionados no post original. Consulte a fonte primária clicando em ‘Fonte: Clique aqui’. Esta plataforma respeita a legislação de direitos autorais vigente (Lei nº 9.610/1998) e compromete-se a retirar qualquer conteúdo que infrinja os direitos autorais mediante notificação apropriada. Clique em ‘Contato’ para falar conosco.