O cacau da Bahia está em alta, seja no valor da arroba do produto ou como atrativo turístico. A história da lavoura cacaueira, que atravessou as fronteiras do estado e ganhou o mundo, por meio da literatura de Jorge Amado, de novelas da TV Globo e do cinema, agora vive um novo momento de estrelato. 

No Brasil, está no ar o remake da novela global Renascer, com locações em Ilhéus, no sul da Bahia, que conta a história do fazendeiro José Inocêncio interligada à cultura cacaueira. No exterior, a TVI, de Portugal, exibe a novela Cacau, uma trama de amores e luta pelo poder que já foi vendida para 14 países, com filmagens em Itacaré, próximo a Ilhéus. Os dois municípios que serviram de cenários integram a zona turística Costa do Cacau.

“Um dos objetivos da novela foi criar um intercâmbio cultural entre baianos e portugueses. A história ambientada na bela Itacaré é líder de audiência em Portugal desde o primeiro dia que foi ao ar”, explica o diretor de comunicação da TVI, Ricardo Maia.

O empresário baiano Marco Lessa, radicado em Portugal, onde realiza o Chocolat Festival e a Feira Origem Week, ressalta a importância da iniciativa da emissora: “a TVI é vista em diversos países da Europa e da África. Essa é uma mídia espontânea do turismo da Bahia nesses mercados. No início do ano, fizemos um evento em Lisboa, junto com o governo baiano, que reuniu agentes de viagens e o elenco da novela, com grande repercussão no trade turístico lusitano”.

A quituteira Carolina Alves de Brito, que nasceu em Salvador, é proprietária de duas unidades do restaurante Acarajé da Carol, em Lisboa, e confirma o impacto da novela portuguesa: “meus clientes passaram a falar sobre as lindas praias de Itacaré que aparecem na TVI, o que gera o desejo de visitar a Bahia. Fico feliz em ver o sucesso da minha terra, uma coisa positiva também para os negócios”.

Para aproveitar esse momento, a Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA) realiza uma campanha na programação da TVI, onde divulga a diversidade de experiências oferecidas pelo estado, do litoral à Chapada Diamantina, mostrando belezas naturais, história, cultura, religião e gastronomia. Nesta semana, a preparação de moqueca baiana e a cantora soteropolitana Carla Visi foram destaque em um programa ao vivo do canal português.  

“Essa campanha integra as ações prioritárias do Governo da Bahia para atrair um número cada vez maior de turistas internacionais para o estado. Temos recebido um ótimo retorno de profissionais que trabalham com turismo na Europa, falando sobre o interesse pela divulgação dos atrativos baianos na TVI. Com certeza, isso será revertido em mais visitantes estrangeiros para os nossos destinos turísticos, já no próximo verão”, relata o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar.

Fonte: Ascom/Setur-BA

Fonte: Clique aqui

Créditos do autor: Louise Cibelle

Créditos da imagem: Reprodução/Divulgação

Os direitos de imagem e texto são de autoria dos respectivos autores e editores mencionados no post original. Consulte a fonte primária clicando em ‘Fonte: Clique aqui’. Esta plataforma respeita a legislação de direitos autorais vigente (Lei nº 9.610/1998) e compromete-se a retirar qualquer conteúdo que infrinja os direitos autorais mediante notificação apropriada. Clique em ‘Contato’ para falar conosco.