Foi realizada na cidade de Castro Alves, no Recôncavo baiano, no período de 12 a 16 de março, a quarta edição da FLIPO – Feira literária do Poeta. Com o tema: EM CANTOS E ENCANTOS DA BAHIA e com uma diversificada e intensa programação, o evento que foi organizado pela Secretaria Municipal de Educação, reuniu escritores, poetas, artesãos cordelistas, cartunistas, contadores de histórias, jornalistas, pesquisadores e editores. O evento marcou o aniversário do filho da terra, CASTRO ALVES, nascido em 14 de março de 1847, reconhecido como o POETA DOS ESCRAVOS pelo seu grande anseio de abolição da escravatura.

Em sua quarta edição, a FLIPO teve como objetivo de fomento a literatura e a diversidade artística, homenageando o historiador Cid Teixeira que completaria 100 anos neste ano, abordando temas que ressaltam a literatura baiana em sua resistência e ancestralidades, abraçando e respeitando as interfaces da diversidade cultural baiana.

Foto: Maria do Carmo Silva

Lançamentos de livros, oficinas, exposições e palestras temáticas, apresentações culturais tradicionais, musicais, teatrais, performances literárias, exibição de curtas metragens, documentários, e espetáculos de dança integraram a grade da programação que aconteceu no Casarão do Poeta, na Praça Dionísio Cerqueira e outros espaços. O público infantil teve o seu espaço, a FLIPOQUINHA, com contação de histórias e outras atividades interativas específicas para a sua faixa etária.

Professores, estudantes, pais de alunos das redes pública e privada, apreciadores da literatura oriundos da capital e de cidades circunvizinhas compareceram a FLIPO visitando os estandes, participando de palestras e oficinas e interagindo com os escritores que apresentaram suas produções literárias.

Representantes da COGITO editora, da REVISTA ARTPOESIA, REVISTA GERAÇÃO DE 20, estiveram expondo suas produções. A Biblioteca Móvel da Fundação Pedro Calmon e representantes da SEPROMI (Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e comunidades Tradicionais), também estiveram presentes na FLIPO. (mais…)

Fonte

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *