Tornados deixaram um rastro de devastação nos estados norte-americanos de Nebraska e Iowa, ao passo que o alerta se mantém neste sábado (27) uma vez que tempestades geradoras de tornados representam um risco do Michigan ao Texas.

A área de Elkhorn em Omaha, Nebraska, é uma das comunidades mais atingidas depois que fortes tempestades atingiram partes das planícies e do sul no início da tarde de sexta-feira (26).

Um tornado destruiu casas, onde as equipes procuravam por pessoas presas nos escombros e feridos, anunciaram as autoridades locais na sexta-feira durante uma entrevista coletiva.

Enquanto isso, nas proximidades de Iowa, um grande tornado foi relatado na pequena cidade de Minden, de acordo com o Serviço Meteorológico Nacional. Imagens obtidas pela CNN mostram a devastação de estruturas mutiladas e detritos generalizados.

A ameaça climática severa deverá continuar até domingo (28), sendo o sábado possivelmente o dia mais perigoso. Fortes tornados são possíveis de Nebraska ao Texas, incluindo Dallas, Austin, Oklahoma City, Tulsa, Kansas City e Wichita.

Um alerta de tornado está em vigor em partes do oeste de Oklahoma e noroeste do Texas até 13h de sábado, de acordo com o Storm Prediction Center.

O granizo pode atingir o tamanho de bolas de tênis, com tempestades com ventos de até 70 mph e a ameaça de tornado aumentando durante a manhã. O relógio inclui Altus, Oklahoma e Childress, Texas.

Últimas atualizações

Quatro pessoas no condado de Pottawattamie, em Iowa, sofreram ferimentos relacionados com a tempestade e receberam tratamento médico, disseram autoridades de gestão de emergências do condado num comunicado à imprensa no início do sábado.

Cerca de 120 casas e empresas foram danificadas no condado de Pottawattamie, onde está localizada Minden e onde residem cerca de 90.000 pessoas. “Informações preliminares indicam vários graus de danos”, disseram autoridades de emergência.

Duas pessoas em Omaha receberam tratamento médico devido a ferimentos leves depois que um tornado varreu a área de Elkhorn na sexta-feira. “Acreditamos que os ferimentos foram tão pequenos porque os sistemas de alerta na cidade de Omaha e no condado de Douglas foram altamente eficazes”, disse o chefe da polícia de Omaha, Todd Schmaderer. “Não fomos atingidos por uma tempestade repentina. As pessoas alertaram sobre isso, o que salvou vidas.”

Autoridades de emergência nos condados de Shelby e Douglas, em Nebraska, disseram que não houve relatos de feridos depois que vários tornados atingiram suas comunidades na sexta-feira. No entanto, as autoridades relataram que as tempestades causaram danos materiais significativos e os moradores foram deslocados.

Nos arredores de Lincoln, Nebraska, um tornado arrancou os telhados das casas e atravessou parte da I-80. Vários vagões de um trem descarrilharam perto da Waverly depois de ser atingido por um tornado, de acordo com um porta-voz da ferrovia.

Em resposta ao tornado que atingiu Minden, o governador de Iowa, Kim Reynolds, emitiu uma proclamação de desastre para apoiar os esforços de recuperação da tempestade no condado de Pottawattamie.

Pelo menos dois tornados foram observados no Texas na tarde de sexta-feira. Um vídeo postado nas redes sociais mostrou um aparente tornado em um grande campo a nordeste de Waco.

Houve quase 80 relatos de tornados na sexta-feira em pelo menos cinco estados, muitos dos quais foram confirmados pelo serviço meteorológico ou através de imagens de caçadores de tempestades.

*Com informações de Mary Gilbert, Sharif Paget, Sarah Dewberry, Jamiel Lynch, Raja Rezek da CNN e dos meteorologistas da CNN Sara Tonks, Brandon Miller, Gene Norman e Robert Shackelford

Fonte: CNN Brasil