Pelo menos cinco pessoas morreram e 33 ficaram feridas em um tornado que atingiu Guangzhou, uma cidade de 19 milhões de pessoas no sul da China, de acordo com a mídia estatal chinesa.
As autoridades dizem que 141 prédios foram danificados, mas nenhuma casa residencial desabou, de acordo com a agência de notícias Xinhua. Uma avaliação preliminar colocou o tornado no nível três de intensidade, dois abaixo do nível mais alto.
Guangzhou, cerca de 130 quilômetros de Hong Kong, é a capital da província de Guangdong.
Uma estação meteorológica em Liangtian Village, Baiyun District, a cerca de 2,7 km de onde o tornado atingiu, registrou uma rajada de vento máxima de 20,6 metros por segundo, informou a Xinhua.
A partir das 22 horas (horário local), as operações de busca e resgate haviam terminado.
O tornado vem depois de vários dias de fortes chuvas que atingiram o sul da China, desencadeando inundações e ameaçando a vida de milhões de pessoas enquanto os socorristas correm para retirar os moradores presos pelas enchentes.
A província de Guangdong, uma potência econômica que abriga 127 milhões de pessoas, viu inundações generalizadas que forçaram mais de 110 mil pessoas a serem realocadas, informou a mídia estatal, citando o governo local.
No início desta semana, a mídia estatal informou que as inundações mataram pelo menos quatro pessoas em Guangdong.
Desde 16 de abril, chuvas torrenciais atingiram o Delta do Rio das Pérolas, o coração industrial da China e uma das regiões mais populosas do país, com quatro estações meteorológicas em Guangdong registrando chuvas recordes em abril.
A bacia do Rio das Pérolas está sujeita a inundações anuais de abril a setembro, mas a região enfrentou chuvas mais intensas e inundações severas nos últimos anos, enquanto os cientistas alertam que a crise climática amplificará o clima extremo, tornando-o mais mortal e mais frequente.
Embora os tornados não ocorram com tanta frequência na China como nos EUA, eles acontecem. Um artigo científico de 2015 descobriu que a China tem em média menos de 100 tornados por ano, e que pelo menos 1.772 pessoas morreram depois das tempestades no país desde 1961.
A Agência Meteorológica da China está alertando que fortes chuvas e tempestades devem continuar até o final do mês.
Compartilhe: