TDAH em adultos é um distúrbio neurobiológico caracterizado por um padrão contínuo de desatenção, hiperatividade e/ou impulsividade, e sintomas como dificuldade de concentração, esquecimento de compromissos ou inquietação.

O TDAH é mais comum na infância ou adolescência, no entanto, os sintomas podem persistir na vida adulta de forma mais branda ou surgir em adultos que não tiveram TDAH na infância. Saiba identificar os sintomas de TDAH em crianças. 

O tratamento do transtorno de deficit de atenção e hiperatividade (TDAH) em adultos é feito pelo psiquiatra ou neurologista e, normalmente, envolve o uso de remédios e psicoterapia.


Sintomas de TDAH em adultos

Os principais sintomas de TDAH em adultos são:

  • Dificuldade de concentração, de foco e de prestar atenção em detalhes;
  • Sonhar acordado, se desligando com frequência no meio de conversas;
  • Dificuldade de lembrar conversas e seguir instruções;
  • Desorganização e esquecimento de compromissos;
  • Procrastinação, adiando tarefas e obrigações;
  • Inquietação ou excesso de energia;
  • Dificuldade de seguir rotinas e de iniciar ou terminar tarefas;
  • Irritabilidade ou temperamento explosivo.

Além disso, outros sintomas são baixa autoestima, falar excessivamente, interromper com frequência a fala de outra pessoa ou falta de precaução antes de realizar tarefas ou atividades específicas, por exemplo. 

Leia também: 12 sintomas de TDAH (com teste online)


tuasaude.com/sintomas-de-tdah

Embora o TDAH possa causar dificuldade de concentração, principalmente em tarefas que não são interessantes, é possível que a pessoa tenha um hiperfoco diante de tarefas estimulantes e gratificantes. Saiba identificar os sintomas de hiperfoco. 

Os sintomas de TDAH em adultos podem variar de uma pessoa para outra e serem leves a graves, podendo afetar o trabalho ou o relacionamento com família, amigos ou parceiro(a).

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico do TDAH em adultos é feito pelo psiquiatra ou neurologista através da avaliação dos sintomas, bem como quando se iniciaram, histórico de saúde e de TDAH na infância.

Marque uma consulta com o psiquiatra na região mais próxima de você:

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Psiquiatras e receba o cuidado personalizado que você merece.



Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.


Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

O diagnóstico do TDAH em adultos é clínico, podendo o médico realizar questionários, sendo confirmado quando adolescentes com mais de 17 anos ou adultos apresentam pelo menos 5 sintomas, afetando 2 ou mais ambientes, como profissionais, acadêmicos ou sociais, por exemplo.

Geralmente, não são necessários exames complementares, no entanto, o médico pode pedir exames para descartar condições de saúde, como problemas de tireoide, por exemplo.

Leia também: TDAH: o que é, sintomas, teste online e tratamento


tuasaude.com/sintomas-de-hiperatividade

Possíveis causas

A causa exata do TDAH em adultos não é completamente conhecida, no entanto, parece estar relacionada a fatores genéticos, pré-natais e ambientais.

Alguns fatores que podem aumentar o risco de TDAH em adultos são:

  • Histórico familiar de TDAH, principalmente em pais ou irmãos;
  • Exposição do feto ao cigarro, álcool ou drogas de abuso durante a gravidez;
  • Má nutrição materna durante a gravidez;
  • Prematuridade ou baixo peso ao nascer;
  • Exposição a substâncias tóxicas, como chumbo ou pesticidas;
  • Traumas ou lesões cerebrais.

Esses fatores devem ser avaliados pelo médico, em conjunto com os sintomas, pois são comuns a outros transtornos mentais ou físicos. Confira os principais transtornos mentais e como identificar. 

Tipos de TDAH em adultos

Os principais tipos de TDAH em adultos são:

1. TDAH desatento

O TDAH desatento é caracterizado apenas por sintomas de desatenção nos últimos 6 meses, impactando em 2 ou mais áreas da vida.

Assim, a pessoa pode apresentar sintomas, como não prestar atenção aos detalhes, dificuldade de manter o foco e de organização, e evitar atividades que requeiram muita atenção, por exemplo.

2. TDAH hiperativo/impulsivo

O TDAH hiperativo/impulsivo apresenta principalmente sintomas de hiperatividade ou impulsividade, como inquietação, falar demais, não conseguir permanecer sentado no trabalho, ou interromper as pessoas quando falam.

Esses sintomas devem estar presentes por pelo menos 6 meses na vida da pessoa, em dois ou mais ambientes, como trabalho, vida social ou familiar, por exemplo.

3. TDAH combinado

O TDAH combinado é caracterizado por a pessoa apresentar sintomas do TDAH desatento e do TDAH hiperativo/impulsivo ao mesmo tempo, por pelo menos 6 meses.

O tipo de TDAH em adultos é identificado pelo psiquiatra através dos questionários de diagnóstico e avaliação dos sintomas.

Como é feito o tratamento

O tratamento do TDAH em adultos deve ser feito com orientação do psiquiatra ou neurologista, para melhorar a qualidade de vida e os relacionamentos pessoais e profissionais.

Os principais tratamentos para TDAH em adultos são:

1. Remédios para TDAH

Os remédios para TDAH em adultos, que podem ser indicados pelo médico são os estimulantes, como o metilfenidato ou a lisdexanfetamina, ou os não estimulantes, como a atomoxetina ou bupropiona, por exemplo.

Esses remédios agem estimulando ou inibindo a recaptação da dopamina ou noradrenalina, controlando os sintomas. Veja os principais remédios para TDAH.

2. Psicoterapia

A psicoterapia é indicada pelo médico e deve ser feita por um psicólogo, através da psicoeducação para ajudar a pessoa e a família a entender o TDAH e controlar os sintomas. 

Além disso, a terapia cognitivo-comportamental é uma ferramenta muito usada para ajudar o adulto a entender e a controlar os sintomas e a desenvolver ferramentas para melhorar a sua qualidade de vida. Saiba como é feita a terapia cognitivo comportamental. 

3. Terapia ocupacional

A terapia ocupacional é outro tratamento que pode ser indicado pelo médico e feito pelo terapeuta ocupacional.

Esse tipo de tratamento ajuda a pessoa a desenvolver estratégias de organização, gerenciamento de tempo ou cumprimento das atividades planejadas, por exemplo. Confira todos os tratamentos para TDAH. 

Fonte: Tua Saúde!