O governador Jerônimo Rodrigues usou as suas redes sociais, na tarde desta quarta-feira (3), para anunciar o início de uma nova etapa nos procedimentos de sondagem da Ponte Salvador-Itaparica. O serviço, que já aconteceu à beira-mar e em águas rasas, avançou para águas profundas e foram iniciadas as perfurações nos trechos que possuem de 10 a 60 metros de profundidade da Baía de Todos-os-Santos. A nova fase começou do lado de Salvador, na região da Praia da Boa Viagem, na Cidade Baixa.

“O serviço agora conta com balsa e equipamentos de alta tecnologia, vindos diretamente da China, para perfurações no solo marítimo em trechos que podem chegar a 60 metros de profundidade. Com muita seriedade e trabalho firme, vamos seguir no compromisso de concretizar essa grande obra que abrirá novos caminhos de desenvolvimento para melhorar a vida de baianas e baianos, impulsionando o cenário econômico de nosso estado”, registrou Jerônimo na postagem que mostra vídeos do início dos trabalhos.

Foto: Kiko Silva

Nesta fase, está sendo utilizada uma balsa de grande porte com 75 metros de comprimento. Montado sobre a balsa está um equipamento de perfuração que veio da China exclusivamente para execução da sondagem da ponte. Em cima da balsa que atua em águas profundas foram instalados também 15 contêineres. Eles passam a funcionar como uma espécie de canteiro de obras avançado ao mar, com equipes de operação, suporte técnico, administrativo e almoxarifado.

Sondagem 

A etapa de sondagem envolve a obtenção de amostras do fundo do mar em 102 pontos onde serão construídos os pilares da Ponte Salvador-Itaparica. Em seguida, o material coletado passará pela análise de laboratórios especializados para a preparação de relatórios minuciosos com dados sobre as características do solo. Esta fase foi iniciada com as operações terrestres em 31 de janeiro deste ano, em Vera Cruz. 

Foto: Kiko Silva

Paralelamente aos trabalhos em águas profundas, está em andamento também a sondagem em águas rasas, até 10 metros de profundidade, que começou no dia 11 de junho com uma plataforma estilo Jackup. Toda atividade é conduzida pela Concessionária Ponte Salvador-Itaparica. Até o momento, 17 empresas baianas foram contratadas e 300 empregos diretos e indiretos já foram gerados somente em função da sondagem.

Fonte: Clique aqui

Créditos do autor: Lais Souza

Créditos da imagem: Reprodução/Divulgação

Os direitos de imagem e texto são de autoria dos respectivos autores e editores mencionados no post original. Consulte a fonte primária clicando em ‘Fonte: Clique aqui’. Esta plataforma respeita a legislação de direitos autorais vigente (Lei nº 9.610/1998) e compromete-se a retirar qualquer conteúdo que infrinja os direitos autorais mediante notificação apropriada. Clique em ‘Contato’ para falar conosco.