A Bahia tem se destacado na produção de queijos artesanais, conquistando prêmios em nível nacional e internacional. Esse sucesso é resultado da parceria entre a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e os consórcios públicos intermunicipais, que têm certificado laticínios, queijarias e unidades de beneficiamento através do Serviço de Inspeção Municipal (SIM).

Experiências exitosas têm sido registradas em territórios como o Sudoeste Baiano. A parceria entre a CAR e o Consórcio Intermunicipal do Sudoeste da Bahia (Cisudoeste) já regularizou duas unidades, enquanto outras quatro agroindústrias estão em processo de certificação pelo SIM. Essas adequações garantem a qualidade, segurança alimentar e sanitária dos produtos beneficiados nas agroindústrias, resultando em reconhecimento e premiações, como no 3º Mundial do Queijo, realizado este ano em São Paulo.

A Queijaria Nobre, de André Moraes, conquistou quatro medalhas no Mundial: ouro para o Queijo Gabiru, Iogurte de Amora e Iogurte de Coco, e bronze para o Queijo Frescal Nobre. “Tivemos os dois melhores iogurtes do Mundial, destacando nossa linha sem lactose, muito procurada pelos consumidores hoje”, disse André.

Foto: Ascom/CAR

Localizada em Planalto, a Queijaria Nobre está em processo de certificação pelo SIM. “O SIM é excelente, pois alavanca a comercialização dos nossos produtos e dá maior visibilidade ao produtor, que antes era ‘obrigado’ a entregar seu leite para grandes laticínios. Com o SIM, agregamos valor ao nosso produto e geramos uma melhor renda para a nossa família”, acrescentou André.

O laticínio Sabor & Arte, em Mirante, alcançou o primeiro lugar na categoria Doce de Leite no 3º Mundial do Queijo. O proprietário, Kelisson Silva, destacou a importância da certificação do SIM para o crescimento do negócio. “Com o selo, passamos a comercializar nossos produtos nas nove cidades do Cisudoeste, abrindo portas para os nossos produtos chegarem às prateleiras e aumentando nossa lucratividade. Foi um grande salto para nós. Hoje, já temos seis funcionários no laticínio, impactando a renda de 12 famílias direta e indiretamente”, afirmou Kelisson.

Além do super ouro no Mundial do Queijo, a Sabor & Arte também garantiu super ouro no XVII Encontro Nordestino do Setor do Leite e Derivados (Enel) na categoria Iogurte Integral de Abacaxi e medalha de prata com o Iogurte Integral de Morango.

Foto: Ascom/CAR

O SIM

O Serviço de Inspeção Municipal (SIM) realiza a inspeção e fiscalização industrial e sanitária de agroindústrias familiares e produtos de origem animal. Para fortalecer o SIM, a CAR, em parceria com os consórcios públicos, apoia a contratação de equipes técnicas para viabilizar a certificação das agroindústrias. Até o momento, 183 agroindústrias e 964 produtos já foram certificados por meio desta parceria, sendo 85 agroindústrias de produtos derivados do leite.

Fonte: Ascom/CAR

Fonte: Clique aqui

Créditos do autor: Daza Moreira

Créditos da imagem: Reprodução/Divulgação

Os direitos de imagem e texto são de autoria dos respectivos autores e editores mencionados no post original. Consulte a fonte primária clicando em ‘Fonte: Clique aqui’. Esta plataforma respeita a legislação de direitos autorais vigente (Lei nº 9.610/1998) e compromete-se a retirar qualquer conteúdo que infrinja os direitos autorais mediante notificação apropriada. Clique em ‘Contato’ para falar conosco.