Dizem que de cachaça todo brasileiro entende um pouco, mas poucos podem ser considerados verdadeiros conhecedores da bebida. Para preparar especialistas em aguardente, visando o mercado de trabalho, acontece nos dias 22 e 23 de julho, no restaurante Cuco Bistrô, no Centro Histórico de Salvador, o 1º Curso de Sommelier de Cachaças da Bahia. A iniciativa tem o apoio da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), que promove a Rota dos Engenhos, criada para fortalecer a bebida como produto turístico.

“A cachaça da Bahia já é reconhecida pela sua qualidade, com prêmios nacionais e internacionais. A produção de grandes marcas está distribuída por diversas zonas turísticas do estado. Acabamos de participar da Expocachaça, a vitrine mundial da bebida, realizada em Belo Horizonte, onde divulgamos o roteiro baiano em que o turista conhece no alambique toda a cultura da aguardente. Agora, firmamos essa parceria para oferecer o curso que irá qualificar o segmento”, relata o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar.

“O participante passará a entender como funciona a cadeia produtiva da cachaça, da colheita da cana-de-açúcar à comercialização, podendo atuar no mercado em vários ramos, como consultoria, elaboração de cartas para bares e restaurantes e reconhecimento de aromas e sabores”, explica o sommelier Raimundo Freire, idealizador do curso.

As aulas serão ministradas pelo premiado master blender Nelson Duarte, um dos maiores especialistas em cachaça do país. O conteúdo irá abordar uma imersão no universo da bebida, incluindo módulos sobre história, legislação, processos de produção, análise sensorial e harmonização com alimentos. O único requisito para o interessado em participar do curso é ter mais de 18 anos. A inscrição está disponível na plataforma Sympla.

Fonte: Clique aqui

Créditos do autor: Lais Souza

Créditos da imagem: Reprodução/Divulgação

Os direitos de imagem e texto são de autoria dos respectivos autores e editores mencionados no post original. Consulte a fonte primária clicando em ‘Fonte: Clique aqui’. Esta plataforma respeita a legislação de direitos autorais vigente (Lei nº 9.610/1998) e compromete-se a retirar qualquer conteúdo que infrinja os direitos autorais mediante notificação apropriada. Clique em ‘Contato’ para falar conosco.