Foto: Lucas Moura/Secom PMS

As atividades da Semana do Meio Ambiente, promovidas em parceria entre a Prefeitura de Salvador, através da Empresa de Limpeza Urbana (Limpurb), e o Salvador Norte Shopping, seguem até esta sexta-feira (7). O evento, sediado no shopping localizado em São Cristóvão, oferece uma série de atrações gratuitas com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da preservação ambiental.

O espaço, localizado no piso L1, funciona das 9h às 22h e entre as atrações disponíveis para os visitantes estão a doação de mudas cultivadas no horto da Battre, concessionária que opera o Aterro Sanitário de Salvador, em troca de 1kg de alimento não perecível. Além disso, o público pode conferir a exposição de animais taxidermizados, a exposição de abelhas-sem-ferrão e uma oficina de transformação com reciclagem de polipropileno, comandada pelo professor Paulo Gomes, da Universidade Federal da Bahia (Ufba).

“Estamos apresentando um projeto que desenvolvemos há muitos anos: um sistema de reciclagem local de plástico. A ideia é transformar o plástico descartado em objetos de valor no próprio local de descarte, por pessoas comuns, sem depender de um sistema industrial”, declarou Gomes.

“Hoje, no Brasil, reciclamos menos de 10% do plástico, que é um problema ameaçador para a vida na Terra. Na Ufba, desenvolvemos máquinas e métodos que permitem a qualquer pessoa, sem formação técnica, transformar o plástico em barras maciças e, posteriormente, em móveis e outros objetos de valor. O que estamos mostrando aqui é todo o processo, desde a coleta do plástico no lixo, sua seleção, até a transformação em objetos que estão aqui disponíveis”, completou o professor.

Chefe da Assessoria de Planejamento da Limpurb, Thiago Figueiredo explicou que o material plástico é o mesmo utilizado em cadeiras de bar, mesas, baldes, entre outros. “E os visitantes da nossa loja no Salvador Norte Shopping poderão, além de visitar a exposição de animais taxidermizados e a exposição de abelhas sem ferrão, aprender a confeccionar peças e móveis a partir da reciclagem de polipropileno”, disse.

Para Ângelo Castro, diretor regional do Grupo Solví, detentor da Battre, a Semana do Meio Ambiente é uma oportunidade para promover e sensibilizar as pessoas sobre a preservação ambiental. “Estamos felizes em realizar este evento com o Salvador Norte Shopping, onde podemos destacar a importância de práticas sustentáveis como a reciclagem e a preservação de espécies nativas de flora e fauna, como as abelhas Uruçu-Sem-Ferrão. A parceria entre a Battre e a Limpurb é fundamental para ampliar a promoção e conscientização ambiental, contribuindo para uma cidade mais limpa e saudável”, contou.

Aprendizado – Presente no evento, a estudante Andressa Pinheiro, de 14 anos, prometeu compartilhar os conhecimentos adquiridos na tarde desta quinta-feira (6). “A Semana do Meio Ambiente foi uma experiência incrível. Estou gostando muito. Aprendi muito sobre a importância da reciclagem e da preservação das espécies. Vou levar todo esse conhecimento para meus familiares e amigos, para que todos possamos contribuir para um mundo mais sustentável”, garantiu.

Reportagem: Mateus Soares/Secom PMS

Fonte: Clique aqui