Enfim, Salvador terá o seu próprio Centro Cultural Banco do Brasil. A instituição e o Governo do Estado da Bahia assinam nesta semana um protocolo de intenção para a criação do equipamento na capital, que será o primeiro do tipo na região Nordeste. A assinatura será no dia 22 de março e foi comunicada aos funcionários através de um comunicado interno nesta quinta-feira (14).

O projeto é que o CCBB Salvador – Bahia seja instalado no Palácio da Aclamação, localizado no bairro do Campo Grande. Para tanto, o imóvel, que por 55 anos foi a residência oficial dos governadores do estado, passará por uma reforma de ampliação e modernização.

Este será o quinto Centro Cultural Banco do Brasil. Os primeiros estão instalados no Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e Belo Horizonte e realizam uma série de atividades culturais relevantes. Entre as capitais avaliadas para a ampliação, Salvador foi a que obteve maior nota final na análise de critérios como população do estado, população da capital, cidades criativas, cidades inteligentes e arrecadação federal da capital do estado com turismo.

De acordo com o comunicado, a escolha está alinhada à essência do propósito do CCBB, que é ampliar a conexão dos brasileiros com a cultura, em suas diferentes formas, dialogando com duas importantes premissas de nosso eixo curatorial: identidades, que busca tratar da redescoberta de nossas origens, suas narrativas e símbolos, do resgate da ancestralidade, desafios de inclusão, entre outros; e Pluralidade Cultural, que preza, entre outras coisas, por considerar a diversidade étnico-racial e a riqueza de manifestações regionais brasileiras.

Fonte

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *