Salvador está entre os 175 municípios baianos em epidemia de dengue

A capital baiana tem 3.398 casos prováveis e 532 confirmados segundo dados do Ministério da Saúde


Publicado em 15 de março de 2024 às 21:17

Mosquito da Dengue
Mosquito da Dengue Crédito: shammiknr/Pixabay

Salvador está entre os 175 municípios baianos em situação de Surto/Epidemia para a dengue. Embora não tenha registrado mortes desde o início do ano, a capital baiana tem atualmente dois óbitos em investigação, de acordo com Painel de Monitoramento de Arboviroses do Ministério da Saúde, atualizado nesta sexta-feira (15). 

Ainda de acordo com os dados do Painel, Salvador possui atualmente 3.398 casos prováveis da doença e 532 confirmados. A Secretaria Municipal de Saúde foi procurada pela reportagem, mas não houve retorno até esta publicação.

Nesta sexta-feira (15), os agentes de endemias do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realizaram inspeções nas colônias de pescadores de Itapuã e Rio Vermelho e aplicação de Ultra Baixo Volume (UBV) pesada na Boca do Rio e Subúrbio Ferroviário, além de atividades de combate às arboviroses com uso de termonebulização no bairro de Mussurunga.

Os próximos dias 21 (quinta) e 23 (sábado) de março serão destinados às ações especiais e o ‘Dia D’, respectivamente, que serão realizadas em conjunto com a Marinha do Brasil. Durante o mês deverão ser realizadas, ainda, ações nas escolas e prédios públicos, que contarão com a participação de militares e servidores da SMS.

A nova Upinha Barris também oferece atendimento aos casos suspeitos de arboviroses como dengue, zika e chikungunya, e também a própria Covid-19, além de verificar os casos de sintomas gripais em Salvador. A unidade, que fica ao lado da UPA Vale dos Barris, tem funcionamento durante 24h por dia, de domingo a domingo, com capacidade de atendimento de 150 pessoas por dia, ou seja, 4,5 mil pacientes deverão ser acolhidos por mês.

175 municípios baianos em epidemia de Dengue

A Bahia é o estado do nordeste líder em casos prováveis de dengue e em mortes pela doença, contabilizando 16 óbitos confirmados pela Câmara Técnica Estadual de Análise de Óbito da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) em 2024. As mortes registradas ocorreram nos municípios: Jacaraci (4), Piripá (3), Vitória da Conquista (3), Barra do Choça (1), Feira de Santana (1), Ibiassucê (1), Irecê (1), Santo Antônio de Jesus (1) e Santo Estêvão (1).


Além dos 175 municípios da Bahia que estão em estado de epidemia de dengue, a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep) da Sesab aponta que outros 67 estão em risco e 18 em alerta.

Vacina

Até a última quarta-feira (13), 60.268 doses da vacina contra a dengue haviam sido aplicadas em toda a Bahia, cerca de 35% das 170.540 doses do imunizante, indicado para crianças de 10 a 14 anos, que o estado recebeu.

Confira a lista dos 175 municípios em situação de surto/epidemia

• Conceição do Almeida

• Contendas do Sincorá

• Livramento de Nossa Senhora

• Presidente Jânio Quadros

• Santa Maria da Vitória

• Santa Rita de Cássia

• Santo Antônio de Jesus

• Tabocas do Brejo Velho

• Vitória da Conquista

Fonte

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *