Foto: Valter Pontes/ Secom

Salvador conquistou a categoria principal do Prêmio Band Cidades Excelentes, iniciativa criada com o intuito de reconhecer os bons exemplos de gestão pública em todo o país.  A solenidade de divulgação dos vencedores ocorreu na noite desta quarta-feira (5), na sede da União dos Municípios da Bahia (UPB), no CAB, e contou com a presença do prefeito Bruno Reis e de gestores de cidades baianas finalistas da premiação.

Além do prêmio principal, a capital baiana ainda ficou em primeiro lugar na categoria Governança, Eficiência Fiscal e Transparência e na terceira posição em Educação. Outras quatro categorias são avaliadas pela iniciativa: Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Sustentabilidade e Desenvolvimento Socioeconômico; e Ordem Pública. As secretárias municipais da Fazenda, Giovanna Victer, e da Comunicação, Renata Vidal, acompanharam o prefeito durante a premiação.

O prefeito Bruno Reis ressaltou que a premiação é motivo de orgulho e representa um reconhecimento ao trabalho realizado pela gestão municipal ao longo dos últimos anos. “Depois desse período como prefeito, a minha sensação é de dever cumprido, porque todos os títulos que nós alcançamos, tivemos a capacidade de manter. E ganhamos diversos outros títulos, a exemplo, hoje, nessa noite, do Prêmio Band Cidades Excelentes, na premiação máxima. É uma premiação que reconhece, de forma justa, os avanços da gestão”, disse.

Ele lembrou que Salvador conquistou também, pela primeira vez, a categoria A+ da Capacidade de Pagamento (Capag), que é avaliada pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN). Citou, ainda, os avanços da capital baiana ao longo dos últimos anos, ao destacar que, há quatro anos, a receita do município era de cerca de R$8 bilhões, número que vai saltar para R$12 bilhões este ano.  

“Nós conseguimos aumentar em 50% o nosso orçamento sem aumentar imposto. Como é que você conseguiu isso, prefeito? Com eficiência arrecadatória, evitando evasão fiscal, adotando uma série de medidas para que a gente pudesse efetivamente cobrar o tributo de forma justa e com desenvolvimento econômico, com crescimento econômico”, afirmou.

Critérios – O Prêmio Band Cidades Excelentes condecora os melhores desempenhos nos seis tópicos avaliados pelo Índice de Gestão Municipal (IGMA), baseado na evolução de 2021 a 2024. Para a avaliação, são usados conceitos de big data que reúne as informações públicas mais atualizadas de todas as cidades do país, além dos projetos enviados pelas próprias prefeituras através do site oficial.

A plataforma é estruturada com base em Inteligência Artificial que, a partir de algoritmos, consolida os resultados de 67 indicadores em uma única nota final. São premiados, nos seis pilares, os três melhores municípios divididos por população: menor ou igual a 30 mil habitantes; entre 30 mil e 100 mil habitantes e acima de 100 mil habitantes. O prêmio é realizado em parceria entre o Grupo Bandeirantes de Comunicação e o Instituto Aquila. 

“Este é o quarto ano (do prêmio). Então esse talvez seja o prêmio mais importante, porque é a consolidação de toda a gestão dos prefeitos nesses últimos quatro anos. O Instituto Aquila condensou todos esses números e hoje estamos reconhecendo as boas gestões públicas no Estado da Bahia”, afirmou o diretor regional da Band Nordeste, Augusto Correia Lima.

Fonte: Clique aqui