Com o tema ‘Verso e Tradição num Cordel de São João’, Rodelas, mais conhecida como a terra do coco, no norte da Bahia, abriu os festejos juninos com muito arrasta-pé na noite deste sábado (15). Após uma série de entregas na cidade, o governador Jerônimo Rodrigues prestigiou o evento, que segue até 24 de junho, no Centro Desportivo, com apresentação de quadrilhas e atrações regionais. A festa tem o apoio da Superintendência de Fomento ao Turismo do Estado (Sufotur).

O festejo de 2024 presta uma homenagem ao homem do campo, agricultor e produtor de coco da região, já que o município é destaque na produção do fruto no Brasil. “Estou muito feliz em fechar o sábado aqui em Rodelas, na abertura desse São João, que é uma festa potente, muito bonita e bem organizada, que gera renda e dinamiza a economia, principalmente para o produtor de coco”, pontuou o governador.

Foto: Joá Souza/GOVBA

Para Fabrícia Cruz, dona da barraca Água de Coco, presente no evento, a renda triplica durante o São João. “Em apenas dez dias, vendemos entre 15 e 20 mil reais em água de coco. Em nenhuma outra época do ano ganhamos tanto. E isso é maravilhoso, já que a maior parte da minha renda vem dessa produção, há mais de 15 anos”, afirmou a pequena produtora de Rodelas.

A abertura da festa, que tem o apoio da Superintendência de Fomento ao Turismo do Estado (Sufotur), contou com a apresentação dos povos indígenas da aldeia Tuxá, que reverenciou a imagem do santo São João Batista em frente à igreja católica da cidade. Uma tradição de décadas nesta época do ano.

Foto: Joá Souza/GOVBA

“É uma devoção, já que fomos os primeiros a encontrar o padroeiro da cidade, São João Batista, responsável pela permanência dos Tuxá no território. É uma honra poder abrir o ritual todos os anos e pedir paz pelas festividades. E esse ano ainda melhor, por termos a presença do governador que luta pela nossa causa”, afirmou o cacique Hawaty Tuxá.

Rodelas é um dos 280 municípios baianos a receber o apoio do Governo da Bahia. A expectativa é de que no São João da Bahia 2024 mais de dois milhões de turistas escolham o Estado para passar a temporada. Estão na grade de atrações na noite deste sábado, nomes como Vanderlei do Nordeste, Tropikália e Alvinho Príncipe.

Foto: Joá Souza/GOVBA

“Aqui é o melhor lugar da Bahia para passar o São João. É maravilhoso demais. Trouxe toda a minha família e pretendo vir todos os dias. Quero aproveitar tudo”, disse animada a agricultora Leiliane Santos, 35 anos. Ainda devem passar pelo palco nos dez dias de festa, atrações como Pablo, Vilões do Forró, Adelmário Coelho, Nathanzinho Lima, Iguinho e Lulinha.

Repórter: Simônica Capistrano/ GOVBA

Fonte: Clique aqui

Créditos do autor: Lais Souza

Créditos da imagem: Reprodução/Divulgação

Os direitos de imagem e texto são de autoria dos respectivos autores e editores mencionados no post original. Consulte a fonte primária clicando em ‘Fonte: Clique aqui’. Esta plataforma respeita a legislação de direitos autorais vigente (Lei nº 9.610/1998) e compromete-se a retirar qualquer conteúdo que infrinja os direitos autorais mediante notificação apropriada. Clique em ‘Contato’ para falar conosco.