Para quem deseja engordar de forma saudável, uma boa opção é tomar alguns remédios, como o cloridrato de ciproeptadina ou o dicloridrato de buclizina, que abrem apetite, aumentando a ingestão de alimentos.
Além disso, a suplementação com algumas vitaminas e minerais, como zinco, vitamina B1 e vitamina B12, também podem ser recomendadas para engordar, pois evitam a perda excessiva de peso, e previnem náuseas e enjoos, que podem diminuir a fome e a vontade de comer.
No entanto, antes de iniciar o uso de qualquer remédio ou vitamina, é aconselhado passar por uma consulta com um médico ou um nutricionista para que seja feita uma avaliação do estado geral de saúde e seja indicado os medicamentos e os suplementos de forma individualizada.
Remédios de farmácia
Alguns dos remédios que ajudam a engordar e que devem ser usados sob orientação de um médico, são:
1. Cloridrato de ciproeptadina
O cloridrato de ciproeptadina é um medicamento normalmente indicado para melhorar os sintomas de alergias.
No entanto, este remédio também pode ser usado para engordar, especialmente quando associado à vitaminas, como a vitamina B12 e vitamina B1, pois estimula a produção de massa muscular e o aumento do apetite.
Como tomar: a ingestão recomendada varia de acordo com a idade e a forma farmacêutica, sendo normalmente indicado 1 comprimido de 4mg, 2 vezes por dia para crianças de 2 a 6 anos. Já para os adultos, a recomendação geralmente é de 1 comprimido de 4mg, distribuídos em 3 vezes ao dia.
Receba um tratamento mais completo!
Obtenha orientação especializada sobre o que tomar para se recuperar mais rápido.
Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.
2. Dicloridrato de buclizina
O dicloridrato de buclizina é um medicamento que diminui os níveis de glicose no sangue e estimula o apetite no sistema nervoso central, favorecendo o aumento da fome e ajudando a engordar.
Como tomar: a quantidade do medicamento varia de acordo com a idade, sendo normalmente indicado 1 comprimido de 250 mg meia hora antes do almoço e meia hora antes do jantar para adultos. Já para crianças, a recomendação pode ser de meio comprimido meia hora antes do almoço e meio comprimido meia hora antes do jantar. Saiba como usar a buclizina.
3. Mirtazapina
O mirtazapina é um medicamento normalmente usado para tratar depressão. No entanto, o efeito colateral mais comum com o uso do medicamento, é o aumento do apetite. Por isso, quando o baixo peso é causado principalmente por depressão, este medicamento pode ser uma alternativa para estimular o apetite e engordar.
Como tomar: este medicamento é indicado somente para adultos e a ingestão recomendada varia entre a metade e 1 comprimido inteiro de 30 mg por dia, por aproximadamente 4 semanas ou mais, de acordo com a avaliação do médico.
4. Canabidiol
O canabidiol é um medicamento extraído da planta Cannabis e que foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária para o tratamento de algumas doenças do sistema nervoso central. No entanto, alguns estudos mais recentes têm demonstrado que o medicamento pode aumentar o apetite, ajudando a aumentar a ingestão calórica e o ganho de peso.
Como usar: a prescrição de canabidiol é indicada principalmente para algumas doenças que causam a perda excessiva de peso e a recomendação de uso varia de acordo com a idade, o estado de saúde e o peso corporal. Por isso, é fundamental passar por uma consulta com um médico antes, para verificar o estado de saúde geral e a necessidade da prescrição do medicamento.
Vitaminas e minerais para engordar
A suplementação com vitaminas e minerais ajuda a melhorar a digestão, prevenir a perda de peso e estimular a fome, ajudando a ganhar peso. As principais vitaminas e minerais recomendados para engordar são:
- Vitamina B12: pessoas com deficiência dessa vitamina, que pode acontecer com o baixo consumo de alimentos fonte do nutriente, por exemplo, apresentam perda do apetite e enjoos, levando à perda de peso. Por isso, tomar o suplemento de vitamina B12, nestes casos, aumenta a fome, ajudando a engordar. Veja como suplementar a vitamina B12;
- Zinco: a baixa ingestão de alimentos ricos em zinco ou alterações no organismo que atrapalham a absorção desse nutriente, podem gerar a carência desse mineral, causando alteração no paladar e perda da fome. Neste caso, a suplementação com o zinco é uma das recomendações para estimular o ganho de peso;
- Vitamina B1: a deficiência da vitamina B1 está associada ao aumento do gasto energético e a diminuição do apetite. Por isso, a suplementação com a vitamina B1 é uma ótima opção para corrigir a deficiência do nutriente no organismo, estimulando, assim, a fome. Saiba como e quando tomar o suplemento de vitamina B1.
Além da suplementação com vitaminas e minerais, os suplementos com ômega 3 também podem ajudar a engordar, pois este tipo de gordura saudável melhora a digestão, facilitando o esvaziamento do estômago e estimulando a maior ingestão de alimentos. Veja como escolher o melhor suplemento de ômega 3.
Outras dicas para abrir o apetite e engordar
Para abrir o apetite e engordar de forma saudável é importante manter uma dieta balanceada, variada e com muitas calorias. Assim, as principais dicas para engordar são:
- Fazer de 5 a 6 refeições por dia, evitando beliscar entre as refeições, para ingerir mais calorias do que se gasta por dia;
- Fazer as refeições acompanhado de familiares ou amigos, pois partilhar este momento favorece o prazer, estimulando a vontade de comer;
- Comer 3 porções de frutas por dia, incluindo 1 porção de frutas calóricas, como abacate, coco, manga, caqui e banana. Veja outras frutas com muitas calorias que ajudam a engordar;
- Variar as formas de preparo dos alimentos, fazendo saladas cruas, grelhados, ensopados, assados ou no vapor;
- Comer gorduras saudáveis diariamente, como azeite, amendoim, óleo de coco ou sementes, para aumentar as calorias da dieta;
- Consumir cereais integrais no almoço e no jantar, como arroz integral, pão integral ou macarrão integral;
- Comer tubérculos no almoço e no jantar, como batata, aipim, cará ou inhame, intercalando com os cereais;
- Incluir leguminosas diariamente na alimentação, como feijão, lentilha ou grão de bico.
Além disso, é fundamental comer uma porção de proteína em todas as refeições do dia, para aumentar a produção de massa muscular, ajudando, assim, a engordar. Veja como fazer uma dieta para engordar.
Veja com a nutricionista Tatiana Zanin outras dicas para engordar de forma saudável:
91% dos leitores
acham este conteúdo útil
(763 avaliações nos últimos 12 meses)
Obrigado pela sua mensagem.
As suas sugestões são sempre bem vindas.
Obrigado pela sua mensagem.
Enviamos para você um email.
Por favor, siga as instruções presentes nesse email para que possamos continuar em contato e responder à sua questão.
Histórico de edição
Atualizamos regularmente os nossos conteúdos com a informação científica mais recente, para que mantenham um nível de qualidade excepcional.
Bibliografia
- SVENDSEN, S, Signe et al. Fish oil-supplementation increases appetite in healthy adults. A randomized controlled cross-over trial. Appetite. Vol.66. 1.ed; 62-66, 2013
- KIRKHAM, C, Tim. Endocannabinoids in the regulation of appetite and body weight. Behavioural Pharmacology . Vol.16. 5-6.Ed; 297-313, 2005
- GURA, Kathleen, CICCONE, Roselle. Drugs and Appetite: An Overview of Appetite Stimulants in the Pediatric Patient. Childhood Obesity and Nutrition. Vol.2. 6.ed; 358-369, 2010
- CHAO, Hsun-Chin Chao; CHANG, Yi-Jung; HUANG, Wan-Ling. Cut-off Serum Zinc Concentration Affecting the Appetite, Growth, and Nutrition Status of Undernourished Children Supplemented With Zinc. Nutrition in Clinical Practice. Vol.33. 5.ed; 701-710, 2018
- M.Liu et al. Thiamine deficiency induces anorexia by inhibiting hypothalamic AMPK. Neuroscience. Vol.267. 16.ed; 102-113, 2014
- BARROS, M, Ana . Controlo do apetite: fármacos estimulantes e fármacos depressores. Tese de mestrado integrado em ciências farmacêuticas, 2011. Universidade Fernando Pesso.

