Uma pessoa morreu e outra ficou gravemente ferida depois que uma equipe de dois alpinistas caiu de 304 metros de altura enquanto subia uma montanha no Parque Nacional Denali, no Alasca, na quinta-feira (25).

Os dois escaladores com cordas estavam subindo a rota da “escada rolante” no Monte Johnson, uma “escalada alpina íngreme e técnica na face sudeste do pico” envolvendo uma “mistura de rocha íngreme, gelo e neve”, de acordo com uma declaração do parque.

Outro grupo de alpinistas na mesma rota viu a queda e alertou o Centro Regional de Comunicações do Alasca por volta das 22h45, informou o local.

Eles então desceram até as vítimas e confirmaram que um dos alpinistas havia morrido na queda. O comunicado informou que o segundo alpinista sofreu “lesões traumáticas graves”.

“Os socorristas cavaram uma caverna na neve e cuidaram dos ferimentos do alpinista sobrevivente durante toda a noite”, disse o comunicado.

Na manhã seguinte, o piloto do helicóptero de resgate de alta altitude do Denali e dois alpinistas responderam ao incidente. Um guarda-florestal desceu até o grupo de alpinistas e, em seguida, eles transferiram o paciente ferido para uma geleira plana e o colocaram no helicóptero.

Eles foram levados para Talkeetna, no Alasca, onde o escalador sobrevivente foi transferido para uma ambulância aérea da LifeMed no Aeroporto Estadual de Talkeetna para tratamento, de acordo com o parque.

O helicóptero e os guardas florestais retornaram ao local do acidente no final da manhã, na esperança de recuperar o corpo do alpinista morto, mas tiveram que voltar devido à deterioração do tempo, escreveram no comunicado.

“Os guardas florestais do NPS voltarão ao local quando as condições climáticas permitirem” e a identidade do alpinista morto não será divulgada até que a família seja notificada, disse o parque.

Fonte: CNN Brasil