Nas mulheres que têm um ciclo menstrual regular, de 28 dias, o período fértil inicia-se no 11º dia, a partir do primeiro dia em que ocorre a menstruação e dura até ao 17º dia, sendo esses os melhores dias para engravidar.

Porém, em mulheres com menstruação irregular, o cálculo do período fértil deve-se fazer tendo em consideração os últimos 12 meses do ciclo.

Além disso, em caso de menstruação irregular, é importante saber identificar alguns sinais e sintomas que podem surgir que são indicativos do período fértil, como presença de muco vaginal semelhante à clara de ovo e pouco espesso, pequeno aumento da temperatura corporal, aumento da libido e desconforto no baixo ventre.


Período fértil na menstruação regular

Em mulheres que têm um período menstrual regular, a ovulação ocorre por volta do 14º dia de um ciclo normal de 28 dias, e o período fértil acontecerá entre 3 dias antes e 3 dias depois dessa data.

Por exemplo,se a menstruação tiver vindo no dia 10, o período fértil da mulher depois da menstruação será entre os dias 20 e 26, e o dia mais fértil será o dia 23, pois será a data central do período fértil.

Marque uma consulta com o ginecologista mais próximo, usando a ferramenta a seguir, para entender melhor sobre o seu ciclo menstrual:

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Ginecologistas e receba o cuidado personalizado que você merece.



Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.


Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

Calculadora do período fértil

Coloque os seus dados na calculadora a seguir e saiba quando será o seu próximo período fértil para aumentar as chances de engravidar:

Período fértil na menstruação irregular

O período fértil no ciclo irregular é difícil de determinar e os seus cálculos não são seguros para quem está tentando engravidar ou para quem não quer engravidar, pois como a menstruação não surge sempre nos mesmos dias, as contas podem ser erradas.

Porém, é possível ter uma ideia do período fértil em caso de ciclo irregular, anotando, durante um ano, a duração de cada ciclo menstrual e depois subtrair 18 dias ao ciclo mais curto e 11 dias ao ciclo mais longo.

Por exemplo: Se o ciclo mais curto foi de 22 dias e o ciclo mais longo de 28 dias, então: 22 – 18 = 4 e 28 – 11 = 17, ou seja, o período fértil será entre o 4º e o 17º dias do ciclo.

Uma forma mais rigorosa de determinar o período fértil para as mulheres que desejam engravidar, é fazer o teste de ovulação, que pode ser encontrado numa farmácia, e ficar atenta aos sinais de período fértil, como corrimento semelhante à clara de ovo e aumento do desejo sexual, por exemplo.

Período fértil na mulher que toma anticoncepcional 

A mulher que toma corretamente a pílula anticoncepcional, não tem período fértil e não pode engravidar enquanto estiver tomando este medicamento. Todavia, se houver esquecimentos na tomada da pílula, a mulher pode engravidar, caso tenha relações sexuais desprotegidas.

Imagem do autor

Médica mastologista e ginecologista formada pela Universidade Federal de Pernambuco, em 2008 com registro profissional no CRM PE 17459.





87% dos leitores

acham este conteúdo útil



(289 avaliações nos últimos 12 meses)

Histórico de atualizações

Atualizamos regularmente os nossos conteúdos com a informação científica mais recente, para que mantenham um nível de qualidade excepcional.

Bibliografia
  • THE FERTILITY SOCIETY OF AUSTRALIA. Understanding ovulation and the fertile window. 2018. Disponível em: <https://www.yourfertility.org.au/sites/default/files/2018-08/Understanding_ovualtion_and_the_fertile_window.pdf>. Acesso em 03 dez 2019
  • Murcia-Lora, Jose Maria, Esparza-Encina, María Luisa. The Fertile Window and Biomarkers: A Review and Analysis of Normal Ovulation Cycles. PERSONA Y BIOÉTIC. 15. 2; 133-148, 2011
  • FACTS FOR FAMILY PLANNING. Understanding Fertility. Disponível em: <https://www.fphandbook.org/sites/default/files/fffpchapter6.pdf>. Acesso em 03 dez 2019

Fonte: Tua Saúde!