Os valores que permeiam os produtos da agricultura familiar da Bahia, como qualidade, sustentabilidade ambiental e econômica e diversidade ficam ainda mais evidentes em feiras da Agricultura Familiar, como a que acontece, até sábado (15), no município de Luís Eduardo Magalhães, durante a Bahia Farm Show, maior feira de tecnologia agrícola e negócios do Norte e Nordeste do Brasil, que em 2024 completa 18 anos.

Com o tema: Sabor, Diversidade e Sustentabilidade, a Feira da Agricultura Familiar apresenta produtos dos territórios Velho Chico, Bacia do Rio Grande e Bacia do Rio Corrente, e conta com espaços diferenciados, a exemplo do Empório da Agricultura Familiar, com produtos de todas as regiões da Bahia, queijos, mel, chocolates, embutidos de suínos, artesanatos e doces e cocadas, dentre outros.

Foto: Geraldo Carvalho/CAR

O professor de Sociologia da Universidade de Brasília, Tiago Ribeiro Duarte, em visita ao estande da Agricultura Familiar, ressaltou que gostou de conhecer os produtos e o espaço. “A agricultura familiar é muito importante para o país. Alimenta a maior parte da população e tem um tipo de produção que tem várias vantagens do ponto de vista da distribuição de riqueza, que é gerada através dela, e do ponto de vista ambiental, com menos impacto para o meio ambiente. Eu sou um entusiasta da agricultura familiar”.

O estudante de Ciências Sociais, em Brasília, Lucas Moreira, também foi prestigiar o estande e destacou aspectos positivos desse importante segmento. “A agricultura familiar tem as práticas mais ambientalmente corretas, pela diversidade e pela forma com que é feito o plantio e pela democratização do processo de cultivo”.

Foto: Geraldo Carvalho/CAR

Já a advogada Kisy Perian, que mora há 20 anos no município de Luís Eduardo Magalhães, falou sobre a lembrança que teve da avó e da sua infância, ao experimentar a cocada produzida no município de Riacho de Santana. “A cocadinha lembrou minha avó, quando ela fazia a cocada para os netos. Veio a memória de 25 anos, voltando a comer aquela cocada. Então, é muito bom ter essa oportunidade de estar aqui, na feira, prestigiando esse evento que está maravilhoso”.

A participação da Agricultura Familiar da Bahia na Bahia Farm Show é uma realização do Governo do Estado, via Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). A iniciativa visa promover a diversidade, a sustentabilidade e a qualidade dos produtos da agricultura familiar, além de fortalecer a economia solidária e regional.

Foto: Geraldo Carvalho/CAR

A Bahia Farm Show é realizada pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba). A abertura oficial do evento aconteceu na segunda-feira (10), às 10h, no auditório do Complexo instalado no município de Luís Eduardo Magalhães.

Fonte: Ascom/CAR

Fonte: Clique aqui

Créditos do autor: Lais Souza

Créditos da imagem: Reprodução/Divulgação

Os direitos de imagem e texto são de autoria dos respectivos autores e editores mencionados no post original. Consulte a fonte primária clicando em ‘Fonte: Clique aqui’. Esta plataforma respeita a legislação de direitos autorais vigente (Lei nº 9.610/1998) e compromete-se a retirar qualquer conteúdo que infrinja os direitos autorais mediante notificação apropriada. Clique em ‘Contato’ para falar conosco.