A formação de mais de mil agentes de turismo cultural e criativo, que vão atuar em comunidades tradicionais da Bahia, foi anunciada na quarta-feira (3), no auditório do Conselho Estadual de Educação, em Salvador. A ação faz parte do projeto Geração e é uma parceria do Ministério do Trabalho com a Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) e a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). O início do curso está previsto para setembro, com duração de quatro meses e carga horária de 200 horas.

“Vamos capacitar 3 mil pessoas, em 14 estados, e a Bahia tem a maior oferta de vagas. A ideia é aproximar a qualificação profissional de uma das atividades com maior possibilidade de geração de emprego e renda para a população, que é o turismo”, ressaltou o secretário de Qualificação, Emprego e Renda do Ministério do Trabalho, Magno Lavigne.

“Esse é um projeto relevante para a qualificação profissional de jovens em situação de vulnerabilidade, oportunizando a atuação no mercado de trabalho. Apoiamos iniciativas como esta, que reforçam a nossa atuação à frente do comitê de turismo de base comunitária da Bahia, que tem o objetivo de fortalecer e fomentar o segmento”, disse a chefe de gabinete da Setur-BA, Giulliana Brito, presente no evento.

“A Setur-BA é uma parceira fundamental, que nos dará suporte para a seleção dos municípios e indicação das comunidades, além da construção do material didático”, destacou o coordenador Geral do Observatório Nacional da Inclusão e Diversidade da Educação/UFRB, Paulo Gabriel Nacif.

“Essa iniciativa do governo federal junto ao governo estadual, fazendo convênio com as universidades, é muito importante para fortalecer a educação, especialmente na zona rural, onde existe o turismo comunitário, no qual trabalhamos roteiros que contemplam os saberes e fazeres das comunidades, além da questão ambiental”, completou o coordenador do Quilombo Kaonge, Ananias Viana, que integra a Rota da Liberdade, no município de Cachoeira.

Fonte: Ascom/Setur-BA

Fonte: Clique aqui

Créditos do autor: Daza Moreira

Créditos da imagem: Reprodução/Divulgação

Os direitos de imagem e texto são de autoria dos respectivos autores e editores mencionados no post original. Consulte a fonte primária clicando em ‘Fonte: Clique aqui’. Esta plataforma respeita a legislação de direitos autorais vigente (Lei nº 9.610/1998) e compromete-se a retirar qualquer conteúdo que infrinja os direitos autorais mediante notificação apropriada. Clique em ‘Contato’ para falar conosco.