A pressão arterial é a pressão que o sangue faz no interior de grandes artérias do corpo e varia de acordo com a elasticidade dos vasos, seu tamanho e a quantidade de sangue bombeado pelo coração. Em adultos, a pressão sistólica normal varia de 120 a 129 milímetros de mercúrio (mmHg) e a diastólica de 80 a 84 mmHg.

Embora as alterações na pressão arterial nem sempre tenham uma causa específica, podem ocorrer devido ao uso de alguns medicamentos, como diuréticos ou anti-hipertensivos, hipertireoidismo e desidratação, por exemplo. 

Por isso, medir corretamente a pressão arterial é importante para que as alterações sejam identificadas adequadamente. Além disso, é recomendado consultar o cardiologista ou clínico geral para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento mais adequado, que pode envolver o uso de medicamentos.


Como medir

Para medir a pressão arterial podem ser usados aparelhos automáticos ou o esfigmomanômetro e a técnica correta varia de acordo com o aparelho escolhido. Veja como medir a pressão arterial corretamente.

Antes de fazer a medida, é importante que a pessoa esteja sentada confortavelmente e em ambiente calmo. Além disso, deve-se estar com a bexiga vazia, não fumar, consumir bebidas alcoólicas, café ou outros alimentos 30 minutos antes da medida, e não fazer exercícios físicos nos 90 minutos anteriores.

Veja no vídeo a seguir com o Dr. Ronaldo Gismondi como medir a pressão arterial corretamente:

Tabela de pressão arterial por idade

A tabela abaixo mostra os valores de referência de pressão em mmHg de acordo com a idade e sexo:

Caso a pressão arterial esteja acima destes valores, é importante consultar o cardiologista, clínico geral ou pediatra para uma avaliação. Neste caso, pode ser indicada medida da pressão arterial em outros momentos devido ao risco de hipertensão arterial.

Pressão arterial normal

Em adultos, a pressão arterial é considerada normal quando a pressão sistólica está entre 120 e 129 mmHg e/ou a pressão diastólica entre 80 a 84 mmHg. Além disso, quando a pressão arterial é inferior a 120 x 80 mmHg, é considerada ótima, no entanto, caso seja inferior a 90 x 60 geralmente é classificada como hipotensão.

Já em crianças, o valor normal de pressão arterial varia de acordo com a idade, sexo e altura, podendo ser considerado normal quando inferior ao percentil 90 para a pressão sistólica e diastólica.

Causas de pressão alta

A pressão alta pode ser causada por alterações hormonais, como hipertireoidismo e síndrome de Cushing, e doenças renais, como doença renal crônica ou rins policísticos, por exemplo. Além disso, alguns medicamentos, tabagismo e o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, também podem causar pressão alta.

Em adultos, a pressão alta, ou hipertensão, é normalmente considerada quando a pressão arterial medida em casa pela pessoa está acima de 130 x 80 mmHg. Já quando é medida em consultório médico, a hipertensão normalmente é quando a pressão arterial está acima de 140 x 90 mmHg.

Leia também: Pressão alta: o que é, sintomas, causas, remédios (e mais)


tuasaude.com/pressao-alta

Causas de pressão baixa

A pressão baixa, ou hipotensão, é quando a pressão arterial é menor que 90 x 60 mmHg, podendo acontecer devido ao uso de alguns medicamentos, como diuréticos e anti-hipertensivos, desidratação, problemas cardíacos e infecções graves.

Leia também: Pressão baixa: sintomas, causas e o que fazer


tuasaude.com/pressao-baixa

No entanto, a causa da pressão baixa nem sempre é identificada, podendo não ser preocupante em alguns casos, especialmente quando não ocorrem sintomas como fraqueza ou sonolência.

Imagem do autor

Equipe editorial constituída por médicos e profissionais de saúde de diversas áreas como enfermagem, nutrição, fisioterapia, análises clínicas e farmácia.





87% dos leitores

acham este conteúdo útil



(209 avaliações nos últimos 12 meses)

Histórico de atualizações

Atualizamos regularmente os nossos conteúdos com a informação científica mais recente, para que mantenham um nível de qualidade excepcional.

Bibliografia
  • SOCIEDADE BRASILIERA DE CARDIOLOGIA. Diretrizes Brasileiras de Medidas da Pressão Arterial Dentro e Fora do Consultório – 2023. 2023. Disponível em: <https://abccardiol.org/wp-content/uploads/articles_xml/0066-782X-abc-121-4-e20240113/0066-782X-abc-121-4-e20240113.x47225.pdf>. Acesso em 16 abr 2024
  • SOCIEDADE BRASILEIRA DE CARDIOLOGIA. Nova diretriz de hipertensão arterial traz mudanças no diagnóstico e tratamento. Disponível em: <https://www.portal.cardiol.br/post/nova-diretriz-de-hipertens%C3%A3o-arterial-traz-mudan%C3%A7as-no-diagn%C3%B3stico-e-tratamento>. Acesso em 16 abr 2024
  • STATPEARLS. Secondary Hypertension. 2022. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK544305/>. Acesso em 08 nov 2022
  • STATPEARLS. Essential Hypertension. 2022. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK539859/>. Acesso em 08 nov 2022
  • STATPEARLS. Hypotension. 2022. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK499961/>. Acesso em 08 nov 2022
  • BURNS, Dennis A. R. et al. Tratado de Pediatria da Sociedade Brasileira de Pediatria. 4.ed. Barueri, SP: Editora Manole, 2017.
  • STATPEARLS. Physiology, Arterial Pressure Regulation. 2022. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK538509/>. Acesso em 08 nov 2022
  • BARROSO, Weimar et al. Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial – 2020. Revista Brasileira de Hipertensão. Vol.116. 516-658, 2021

Fonte: Tua Saúde!