O papa Francisco destinou 100 mil euros, equivalente a mais de R$ 500 mil, para auxiliar desabrigados no Rio Grande do Sul. A informação foi divulgada pelo Vaticano e confirmada pelo arcebispo de Porto Alegre e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Jaime Spengler.
O valor foi retirado da Esmolaria Apostólica e deve ser repassado para o Regional Sul 3 da CNBB, que abrange todo o Rio Grande do Sul.
O pontífice já havia manifestado solidariedade às vítimas das enchentes que atingiram o estado. “Quero assegurar a minha oração pelas populações do Estado do Rio Grande do Sul, no Brasil, atingidas por grandes inundações. Que o Senhor acolha os mortos e conforte os familiares e quem teve que abandonar suas casas”, disse Francisco ao fim de uma oração no domingo (5).
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, afirmou nesta quinta-feira (9) que o estado precisará de ao menos R$ 19 bilhões para ser reconstruído após as enchentes históricas que atingiram diversos municípios gaúchos nos últimos dias.
O balanço mais recente divulgado pelo governo estadual confirma 107 mortes, além de 136 desaparecidos e 374 feridos. De acordo com as autoridades, 425 municípios foram afetados desde o início da tragédia.
Compartilhe: