Pelo menos 12 moradores de Gaza morreram afogados na segunda-feira (25) na costa perto de Beit Lahia, no norte de Gaza, enquanto tentavam recuperar pacotes aéreos que haviam caído no mar, disseram paramédicos palestinos.

Imagens obtidas pela CNN mostram centenas de palestinos correndo para o local da entrega da ajuda, com alguns se aventurando no mar enquanto os pacotes caíam nas costas de Gaza. Numa cena explícita, vários corpos são mostrados, com alguns civis realizando RCP numa tentativa desesperada de ressuscitá-los.

Abu Mohammad, que testemunhou o incidente, disse à CNN que a ajuda foi lançada no mar quase a um quilômetro da costa, após o que vários homens “que não sabem nadar afogaram-se” e morreram enquanto tentavam pegar os pacotes.

“Havia fortes correntes e todos os paraquedas caíram na água. As pessoas querem comer e estão com fome”, disse ele. “Não tenho conseguido receber nada. Os jovens podem correr e buscar esses auxílios, mas para nós é uma história diferente”.

Não está claro qual país fez esse lançamento aéreo específico. Egito, Alemanha, Reino Unido, EUA, Singapura e uma missão conjunta Emirados Árabes Unidos-Jordânia realizaram lançamentos aéreos sobre Gaza na segunda-feira. A CNN entrou em contato com todos os ministérios da defesa dos países que realizaram lançamentos aéreos no momento e não recebeu respostas oficiais.

Fonte: CNN Brasil