Padeiros franceses cozinharam a baguete mais longa do mundo neste domingo (5), com 140,53 metros, recuperando o recorde de um dos emblemas mais conhecidos do país.

A baguete, cerca de 235 vezes mais longa que a tradicional, foi feita em Suresnes, nos subúrbios de Paris, durante um evento da confederação francesa de padeiros e confeiteiros.

Veja a baguete mais longa do mundo:

Antes, o recorde era de 132,62 metros, de uma baguete assada na cidade italiana de Como, em junho de 2019.

Para conseguir o feito impressionante, os padeiros franceses começaram a amassar e modelar a massa às 3 da manhã, antes de colocá-la em um forno lento sobre rodas especialmente construído para isso.

“Tudo foi validado, estamos todos muito felizes por ter batido esse recorde e por ter sido feito na França”, disse Anthony Arrigault, um dos padeiros envolvidos, depois que a baguete foi aprovada pelo juiz do Guinness World Records.

Parte da baguete, que deveria ter pelo menos 5 cm de espessura, foi cortada e compartilhada com o público. O restante seria doado aos moradores de rua.

A tradicional baguete francesa deve ter cerca de 60 cm de comprimento, ser feita apenas com farinha de trigo, água, sal e fermento e pesar cerca de 250 gramas, conforme regulamentação oficial.

Fonte: CNN Brasil