Orquite é a inflamação do testículo que pode afetar um ou os dois testículos, causando sintomas como inchaço, dor no testículo, febre, mal estar ou fadiga.
Essa inflamação é mais comum de acontecer deviso a infecções virais como a caxumba, mas também pode ser causada por infecções bacterianas ou pancadas na bolsa escrotal, por exemplo.
O tratamento da orquite é feito pelo urologista que pode indicar o uso de remédios analgésicos ou anti-inflamatórios para aliviar os sintomas ou antibióticos para combater bactérias.
Sintomas de orquite
Os principais sintomas da orquite são:
- Dor nos testículos que se inicia de repente;
- Dor que pode se espalhar para todo o escroto;
- Aumento da sensibilidade no testículo ao toque;
- Testículo endurecido;
- Vermelhidão no escroto;
- Sangue na urina ou no sêmen;
- Febre ou calafrios;
- Mal estar;
- Fadiga ou cansaço excessivo.
Em alguns casos, além da inflamação dos testículos, pode também haver a inflamação do epidídimo, que é um pequeno canal que conduz os espermatozoides para a ejaculação, sendo caracterizada a orquiepididimite. Conheça mais sobre a orquiepididimite.
Quando a orquite está relacionada com a caxumba, os sintomas podem aparecer entre 4 a 8 dias após o inchaço do rosto. No entanto, quanto mais rápido for identificada a orquite, maiores são as chances de cura e menores as chances de haver sequelas, como a infertilidade.
Como é feito o diagnóstico
O diagnóstico da orquite é feito pelo urologista ou clínico geral através da avaliação dos sintomas, histórico de saúde e exame físico.
Marque uma consulta com o urologista na região mais próxima de você:
Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!
Marque uma consulta com nossos Urologistas e receba o cuidado personalizado que você merece.
Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.
Geralmente, não são necessários exames complementares, no entanto, o médico pode pedir um exame de urina ou análise da secreção da uretra para diagnosticar infecções sexualmente transmissíveis e descartar infecção urinária.
Além disso, na suspeita de torção testicular, o médico pode pedir um ultrassom com doppler, e no caso de orquite por caxumba, pode ser solicitado um este de anticorpos de imunofluorescência sérica.
Leia também: 10 exames IST: quais são, o que detectam (e quando fazer)
tuasaude.com/exames-ist
Possíveis causas
As principais causas da orquite são;
- Infecções por vírus, bactérias ou fungos;
- Traumas ou pancadas na bolsa escrotal;
- Infecções sexualmente transmissíveis;
- Infecções urinárias.
Essas condições provocam uma inflamação do testículo, geralmente unilateral, ou seja, afeta apenas um testículo, mas também pode ser bilateral afetando os dois testículos.
Leia também: Testículo inchado: 9 principais causas (e o que fazer)
tuasaude.com/testiculo-inchado
Tipos de orquite
Os principais tipos de orquite são:
1. Orquite aguda
A orquite aguda inicia-se de repente, sendo caracterizada por dor no testículo e sensação de peso nos testículos.
2. Orquite crônica
A orquite crônica é normalmente assintomática, podendo apenas ser sentido pequeno desconforto quando o testículo é manuseado.
3. Orquite viral
A orquite viral é uma complicação que pode ocorrer quando meninos com mais de 10 anos de idade e jovens são contaminados com o vírus da caxumba.
Leia também: Caxumba: sintomas, transmissão e tratamento
tuasaude.com/sintomas-de-caxumba
Outros vírus que podem causar orquite são o vírus da rubéola ou catapora, ou aindaos vírus Coxsackie, varicela, echovirus e citomegalovirus.
4. Orquite bacteriana
A orquite bacteriana geralmente está associada a infecções urinárias ou da próstata e pode ser causada por bactérias como Escherichia coli, Klebsiella pneumoniae, Pseudomonas aeruginosa, Staphylococcus sp. e Streptococcus sp.
Além disso, a orquite pode ser causada por infecções sexualmente transmissíveis, como gonorreia, clamídia ou sífilis, e nesses casos, pode estar associada à epididimite.
Essa doença pode também ser causada por bactérias que causam infecções urinárias ou de próstata, como a Escherichia coli, Klebsiella pneumoniae, Pseudomonas aeruginosa e Staphylococcus sp.
5. Orquite por fungos
Apesar de raro, a orquite pode também acontecer devido à infecção por Candida albicans, principalmente em pessoas imunocomprometidas.
Como é feito o tratamento
O tratamento da orquite deve ser feito com orientação do urologista ou clínico geral e varia de acordo com sua causa.
Os principais tratamentos para orquite são:
- Repouso;
- Anti-inflamatórios, antipiréticos ou analgésicos, para aliviar os sintomas;
- Aplicação de compressas mornas ou frias para aliviar a dor;
- Suporte escrotal, para manter o escroto elevado e imóvel.
De forma geral, uma vez iniciado o tratamento, a orquite consegue ser resolvida em aproximadamente 10 dias.
No caso da orquite bacteriana, o médico pode indicar o uso de antibióticos dependendo da bactéria responsável pela inflamação. No caso de orquite viral, antibióticos não são necessários.
Leia também: Como é feito o tratamento para caxumba
tuasaude.com/tratamento-para-caxumba
Além disso, nos casos de orquite causada por infecções sexualmente transmissíveis (IST), o médico deve indicar o antibiótico mais adequado de acordo com a IST, sendo importante também a(o) parceira(o) realizar o tratamento. Veja como é feito o tratamento das IST’s.
A orquite tem cura?
A orquite tem cura e normalmente não deixa nenhuma sequela quando o tratamento é feito corretamente.
No entanto, algumas possíveis sequelas que podem ocorrer são a atrofia dos testículos, a formação de abscessos, hidrocele reativa e infertilidade quando os 2 testículos são afetados.