A ora-pro-nóbis é uma planta comestível com várias propriedades medicinais, fornecendo diversos benefícios para a saúde, como prevenção da anemia, melhora do funcionamento do intestino, perda de peso, prevenção do envelhecimento precoce e diminuição do colesterol.
Os benefícios dessa planta alimentícia não convencional (PANC), são devido ao fato da ora-pro-nóbis ser rica em fibras, proteínas, ferro, vitamina A e vitamina B3, que são nutrientes com propriedades antioxidantes, hipolipemiantes, laxantes e hipoglicemiantes.
Leia também: PANCs: o que são, principais plantas e como consumir
tuasaude.com/pancs
O nome científico da ora-pro-nóbis é Pereskia aculeata e essa planta pode ser consumida cozida em saladas, sopas ou no arroz, por exemplo. A ora-pro-nóbis pode ser cultivada em casa ou encontrada em feiras de rua e lojas de produtos naturais na forma fresca, desidratada ou em farinha.
10 benefícios da ora-pro-nóbis
Os 10 principais benefícios da ora-pro-nóbis para a saúde são:
1. Ajuda no emagrecimento
A ora-pro-nóbis ajuda no emagrecimento, porque é rica em fibras que formam um tipo de gel no estômago, promovendo a saciedade e ajudando a diminuir a ingestão de alimentos.
Além disso, a ora-pro-nóbis é um alimento pobre em calorias, sendo uma boa opção de hortaliça para incluir em dietas de perda de peso.
2. Melhora o funcionamento do intestino
Devido a grande quantidade de fibras que possui, a ora-pro-nóbis ajuda na digestão e melhora o funcionamento do intestino, evitando a prisão de ventre, a formação de pólipos e, até mesmo ajudando a prevenir tumores intestinais.
3. Fortalece o sistema imunológico
Por ser uma planta rica em niacina, uma vitamina que tem ação antioxidante, a ora-pro-nóbis melhora as funções e protege as células de defesa contra os danos causados pelos radicais livres, fortalecendo o sistema imunológico.
4. Previne a anemia
A ora-pro-nóbis possui uma grande quantidade de ferro, um mineral que é necessário para a formação de glóbulos vermelhos saudáveis, ajudando a prevenir a anemia. Confira outros alimentos que também ajudam a prevenir a anemia.
No entanto, para a prevenção da anemia, a ora-pro-nóbis deve ser consumida de junto com alimentos fonte de vitamina C, um nutriente fundamental para a absorção do ferro presente em alimentos de origem vegetal.
5. Mantém a saúde dos olhos
Por ter ótimas quantidades de luteína e zeaxantina, carotenoides que têm ação antioxidante e fotoprotetora, a ora-pro-nóbis protege os olhos contra os danos causados raios ultravioletas do sol e contra a luz azul emitida por computadores e celulares, mantendo a saúde dos olhos e ajudando a prevenir a catarata e a degeneração macular.
6. Evita o envelhecimento precoce
Por ser rica em antioxidantes como vitamina A e betacaroteno, a ora-pro-nóbis ajuda a diminuir os danos causados pelos radicais livres às células saudáveis da pele, evitando o envelhecimento precoce.
7. Previne a diabetes
A ora-pro-nóbis é rica em fibras, um nutriente que controla os níveis de glicose no sangue, por que diminui a velocidade de absorção dos carboidratos, ajudando a prevenir a resistência à insulina e a diabetes.
8. Diminui o colesterol
A ora-pro-nóbis ajuda a diminuir o colesterol por ser uma planta rica em fibras, nutriente que reduzem a absorção de gorduras a nível intestinal, diminuindo o colesterol sanguíneo.
Além disso, a presença de compostos antioxidantes na ora-pro-nóbis, como flavonoides e betacaroteno, também evita a oxidação das células de gordura, controlando os níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue e ajudando, assim, a evitar o surgimento de situações como infarto, aterosclerose e derrame.
9. Regular o metabolismo
A ora-pro-nóbis ajuda a regular o metabolismo, porque é rica em niacina, uma vitamina que transforma os carboidratos, as proteínas e as gorduras em energia, promovendo o bom funcionamento das células e dos órgãos do corpo.
Leia também: 15 alimentos ricos em vitamina B3 (niacina)
tuasaude.com/alimentos-ricos-em-vitamina-b3
10. Ajuda a evitar o câncer
Sendo uma planta com grande quantidade de flavonoides, luteína e zeaxantina na ora-pro-nóbis, que são compostos bioativos com propriedades antioxidantes, a ora-pro-nóbis diminui o estresse oxidativo e a inflamação, ajudando a evitar o surgimento do câncer.
A ora-pro-nóbis é fonte de proteína?
Embora a ora-pro-nóbis seja popularmente conhecida “carne de pobres”, essa planta contém pouca quantidade de proteínas e por isso, não é considerada uma boa fonte desse nutriente.
Isso porque, para um alimento ser considerado fonte de proteínas, ele precisa fornecer o mínimo 20% da ingestão diária recomendada desse nutriente em cada 100 g de alimento e a ora-pro-nóbis fornece apenas . Confira a quantidade diária recomendada de proteína.
No entanto, a ora-pro-nóbis pode ser usada para complementar a dieta, junto com outras fontes de proteína vegetal, como arroz e feijão, podendo ser indicada para pessoas que seguem estilo de alimentação vegana, flexitariana ou vegetariana, por exemplo.
Leia também: Flexitarianismo: o que é, benefícios e como começar
tuasaude.com/flexitarianismo
Tabela de informação nutricional
A tabela a seguir traz a informação nutricional de 100 g, o que corresponde a 7 colheres de sopa, de ora-pro-nóbis cozida:
É importante mencionar que para obter todos os benefícios da ora-pro-nóbis, essa planta deve fazer parte de uma alimentação equilibrada e saudável, associada à prática de atividade física de forma regulares.
Consulte o nutricionista mais próximo para saber como incluir o ora-pro-nóbis na alimentação do dia a dia:
Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!
Marque uma consulta com nossos Nutricionistas e receba o cuidado personalizado que você merece.
Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.
Como consumir
As folhas, frutos e flores de ora-pro-nóbis podem ser incluídas no preparo de várias receitas, como saladas, omeletes, compotas, tortas, pães, sucos, refogados, molho pesto e massas.
Além disso, a ora-pro-nóbis também é encontrada na forma de pó, sendo usada em no preparo de pães, bolos, massas, panquecas, sucos e molhos.
Embora não exista uma quantidade específica indicada para o consumo de ora-pro-nóbis, a recomendação mínima diária de vegetais é entre 2 a 3 porções, o que corresponde entre 160g e 240g por dia.
Como fazer o chá de ora-pro-nóbis
O chá de ora-pro-nóbis pode ser feito com folhas frescas ou folhas e caules secos dessa planta, e possui ação antioxidante, diurética e anti-inflamatória, podendo ajudar na prevenção e no tratamento de diversas condições.
Ingredientes:
- 5 folhas frescas picadas ou 1 colher (de sopa) de folhas e caules secos de ora-pro-nóbis;
- 200 ml de água.
Modo de preparo:
Numa panela, colocar a água e levar ao fogo para ferver. Apagar o fogo, adicionar as folhas de ora-pro-nóbis, tampar a panela e deixar repousar por 5 minutos. Coar e beber em seguida. Se desejado, pode-se fazer esse chá junto com outras ervas, como hortelã, alecrim e camomila, ou acrescentar algumas gostas de limão após o preparo.
Receitas saudáveis com ora-pro-nóbis
Algumas receitas saudáveis e saborosas que podem ser preparadas com ora-pro-nóbis são:
1. Torta salgada
Ingredientes:
- 4 ovos inteiros;
- 1 xícara (de chá) de óleo;
- 2 xícaras (de chá) de leite;
- 2 xícaras (de chá) de farinha de trigo;
- ½ xícara (de chá) de cebola picada;
- 1 colher (de sopa) de fermento em pó;
- 1 xícara (de chá) de folhas de ora-pro-nóbis picadas;
- 2 xícaras (de chá) de queijo fresco ralado;
- 2 latas de sardinha;
- Orégano e sal a gosto.
Modo de preparo:
Bater todos os ingredientes no liquidificador, exceto o ora-pro-nóbis, o queijo e a sardinha. Untar uma forma com óleo, colocar a metade da massa, o ora-pro-nóbis, o queijo e orégano por cima. Cobrir com o restante da massa. Bater um ovo inteiro e passar por cima da massa pincelando. Assar em forno médio.
2. Molho pesto
Ingredientes:
- 1 xícara (de chá) de folhas de ora-pro-nóbis previamente rasgadas com as mãos;
- ½ dente de alho;
- ½ xícara (de chá) de queijo minas curado ralado;
- 1/3 de xícara (de chá) de castanha do pará;
- ½ xícara (de chá) de azeite de oliva ou azeite de castanha do pará.
Modo de preparo:
Amassar a ora-pro-nóbis no pilão, acrescentar o alho, a castanha e o queijo. Juntar o azeite aos poucos. Amassar até se transformar em uma pasta homogênea.
3. Suco verde
Ingredientes:
- 4 maçãs;
- 200 ml de água;
- 6 folhas de azedinha;
- 8 folhas de ora-pro-nóbis;
- 1 colher (de café) de gengibre fresco picado.
Modo de preparo:
Bater todos os ingredientes no liquidificador até virar um suco bem grosso. Coar em uma peneira bem fina e servir.