Os esforços de ajuda humanitária em Gaza podem ser paralisados ​​pela tomada, pelas tropas israelitas, do lado palestiniano da passagem fronteiriça de Rafah, alertou uma agência da Organização das Nações Unidas (ONU) nesta terça-feira (7).

“A interrupção contínua da entrada de ajuda e fornecimento de combustível na passagem de Rafah irá interromper a resposta humanitária crítica em toda a Faixa de Gaza”, disse a UNRWA, a agência da ONU para os refugiados palestinianos, numa publicação na plataforma social X.

A “fome catastrófica enfrentada pelas pessoas, especialmente no norte de Gaza, irá piorar muito se estas rotas de abastecimento forem interrompidas”, acrescentou a UNRWA.

Os militares israelenses afirmaram ter assumido o controle do lado palestino da passagem entre Gaza e o Egito, que é um ponto de entrada crucial para a ajuda humanitária ao enclave sitiado.

Uma autoridade palestina disse que todo o movimento parou nas instalações depois que elas foram capturadas por tanques israelenses.

A CNN entrou em contato com militares e autoridades de Israel para comentar quaisquer planos para facilitar o fornecimento de ajuda a Gaza.

Fonte: CNN Brasil