Quando se esquece de tomar o antibiótico na hora certa deve-se tomar a dose esquecida no momento em que se lembra.
No entanto, caso faltem menos de 2 horas para a próxima dose é recomendado passar a dose esquecida e tomar a dose seguinte no horário correto, para evitar aumentar o risco de efeitos colaterais devido a uma dose dupla, como diarreia intensa, dor abdominal ou vômitos.
Leia também: 5 formas de combater a diarreia causada por antibióticos
tuasaude.com/antibiotico-causa-diarreia
Idealmente, o antibiótico deve ser sempre tomado com o mesmo intervalo de tempo, geralmente a cada 8, 12 ou 24 horas, para garantir que existe sempre um nível constante do remédio no sangue, evitando o desenvolvimento de resistência bacteriana que pode agravar a infecção e dificultar o tratamento.
O que fazer se esquecer de tomar
Algumas recomendações no caso de esquecer de tomar o antibiótico são:
O que fazer se esquecer de tomar 1 comprimido
Na maioria dos casos, quando existe esquecimento de apenas 1 comprimido, o recomendado é tomar o comprimido assim que lembrar, desde que não faltem menos de 2 horas para a próxima dose. A partir daí, deve-se tomar as doses seguintes no horário original.
No entanto, é importante sempre ler a bula do medicamento, já que as instruções podem variar de acordo com o tipo de antibiótico e a dose que está sendo utilizada.
Confira a bula dos antibióticos mais utilizados:
Além disso, também é possível contactar o médico que receitou o antibiótico para confirmar qual a melhor forma de agir após o esquecimento.
Leia também: Antibiótico corta o efeito do anticoncepcional?
tuasaude.com/antibiotico-corta-o-efeito-do-anticoncepcional
O que fazer se deixar passar 2 horas do horário
No caso de passar 2 horas do horário habitual de tomar o antibiótico, é importante tomar assim que lembrar.
Por exemplo, se o esquema do antibiótico é 1 dose a cada 8 horas, ou seja, 3 vezes por dia, pode-se tomar a dose esquecida até 2 ou 3 horas depois. Após esse período, deve-se pular a dose esquecida e continuar a tomar o antibiótico nas doses programadas.
O que fazer se esquecer de tomar vários comprimidos
Falhar mais do que uma dose do antibiótico pode prejudicar o tratamento e, por isso, é sempre importante informar o médico que receitou o antibiótico sobre quantas doses foram perdidas.
Em muitos casos, o médico vai recomendar iniciar novamente o tratamento com uma nova embalagem de antibiótico, para garantir que todas as bactérias são eliminadas corretamente, evitando que a doença volte a surgir.
Embora seja possível iniciar novamente o tratamento com outra embalagem, é muito importante tentar evitar o esquecimento, pois durante o período em que se deixa de tomar o antibiótico corretamente, as bactérias podem tornar-se resistentes, podendo ser necessário trocar de antibiótico, além de dificultar o tratamento de uma nova infecção no futuro. Entenda o que é resistência bacteriana.
Receba um tratamento mais completo!
Obtenha orientação especializada sobre o que tomar para se recuperar mais rápido.
Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.
Dicas para não esquecer de tomar o antibiótico
Para evitar esquecer de tomar uma dose de antibiótico existem algumas dicas simples e bastante eficazes, como:
- Combinar a ingestão do antibiótico com outras atividades diárias, como após comer ou após tomar outro medicamento, como remédio para pressão alta;
- Fazer um registro diário da ingestão do antibiótico, assinalando as doses feitas e as que falta, assim como o horário;
- Criar um alarme no celular ou computador para lembrar da hora certa para tomar o antibiótico.
Estas dicas são importantes para manter uma ingestão correta e regular do antibiótico, acelerando a cura do problema e evitando o surgimento de efeitos colaterais como náuseas, vômitos ou diarreia, por exemplo.
Leia também: Antibióticos: o que são, mais usados e dúvidas comuns
tuasaude.com/antibiotico
97% dos leitores
acham este conteúdo útil
(203 avaliações nos últimos 12 meses)
Obrigado pela sua mensagem.
As suas sugestões são sempre bem vindas.
Obrigado pela sua mensagem.
Enviamos para você um email.
Por favor, siga as instruções presentes nesse email para que possamos continuar em contato e responder à sua questão.
Histórico de edição
Atualizamos regularmente os nossos conteúdos com a informação científica mais recente, para que mantenham um nível de qualidade excepcional.
-
19 de janeiro, 2024 (Versão atual)
-
15 de outubro, 2021
-
30 de setembro, 2021
-
19 de novembro, 2020
-
9 de fevereiro, 2015
-
Criado em
fevereiro, 2015
Bibliografia
- DE LA DUENTE-NUNEZ, C.; et al. Antibiotic failure: Beyond antimicrobial resistance. Drug Resist Updat. 71. 101012, 2023
- DARBY, E. M.; et al. Molecular mechanisms of antibiotic resistance revisited. Nat Rev Microbiol. 21. 5; 280-295, 2023
- CDC. Antibiotic Do’s & Don’ts. Disponível em: <https://www.cdc.gov/antibiotic-use/do-and-dont.html>. Acesso em 30 set 2021
- NHS. What should I do if I miss a dose of antibiotics?. Disponível em: <https://www.nhs.uk/common-health-questions/medicines/what-should-i-do-if-i-miss-a-dose-of-antibiotics/>. Acesso em 30 set 2021

