Anderson Leonardo, vocalista do grupo Molejo, foi internado em estado grave neste domingo, 24. A informação foi compartilhada nas redes sociais do cantor.

A internação acontece menos de uma semana após Anderson ter tido alta hospitalar depois de realizar um procedimento para combater uma dor na região da pelve.

O vocalista enfrenta um câncer inguinal desde outubro de 2022. Em janeiro de 2023, Anderson chegou a anunciar que teria se curado, mas, em maio do mesmo ano, teve que retomar o tratamento da doença.

Anderson Leonardo, cantor do grupo Molejo, enfrenta um câncer iguinal. Foto: Reprodução de ‘The Noite’ (2020) / SBT

O que é câncer inguinal?

De acordo com o oncologista especializado em urologia Carlos Dzik, do Hospital Nove de Julho, em São Paulo, não se trata de um câncer específico, mas, sim, de vários tipos possíveis de cânceres que afetam a região inguinal, ou seja, a virilha.

Segundo o oncologista, o mais comum é que um câncer de regiões próximas, como nos genitais masculinos ou femininos, ou na coxa, atinjam a região. “Um câncer de pênis ou de colo de útero, por exemplo, podem se disseminar e aparecer na virilha”, explica.

Apesar disso, o especialista diz que é possível que um câncer tenha origem direto na virilha, mas é menos comum.

Qual a gravidade desse tipo de câncer?

De acordo com Dzik, a gravidade vai depender do tipo e da extensão do câncer. “Contudo, como é mais frequente que um tumor maligno nessa região seja consequência do espalhamento de um tumor já existente, ele costuma representar uma doença em estágio mais avançado”, pontua.

Qual o tratamento de um câncer inguinal?

Depende. “O tratamento varia de acordo com o tipo de câncer e o seu estágio. É possível fazer quimioterapia, radioterapia, imunoterapia ou cirurgias”, exemplifica o especialista.

Apesar disso, o oncologista destaca o uso cada vez mais frequente de imunoterapia no tratamento de carcinomas (um tipo de câncer de pele, como alguns cânceres que afetam o pênis). “Trata-se de um tratamento moderno que consiste na injeção de substâncias que fortalecem o sistema imunológico no combate ao tumor”, explica.

Quais os sintomas de um câncer na região inguinal?

O principal sintoma, de acordo com Dzik, é o surgimento de caroços na região. “Isso não quer dizer, contudo, que um caroço na virilha sempre vai estar relacionado a um câncer. Pelo contrário, é mais frequente que esses caroços estejam ligados a inflamações nas regiões próximas. Para saber ao certo, porém, é importante buscar um médico”, orienta.

Outro sintoma que pode surgir nesse tipo de câncer é o inchaço de uma das pernas, segundo o oncologista.

Fonte

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *