Quase 25 milhões de pessoas no sudeste dos Estados Unidos receberam um alerta de congelamento emitido pelos escritórios locais do Serviço Meteorológico Nacional dos EUA (NWS).

O aviso entra em vigor na noite desta segunda-feira (18) e vai até a manhã desta terça-feira (19), em uma região que se estende do estado do Texas à Carolina do Norte.

Alertas e avisos de geada também foram emitidos mais ao sul, em partes da Louisiana, Mississippi, Alabama e Geórgia.

Danos à colheita

As temperaturas no sudeste dos Estados Unidos na manhã de terça-feira (19) estarão abaixo do normal para esta época do ano.

Espera-se que Atlanta, Charlotte e Birmingham, Alabama, registrem temperaturas entre -6°C e –1°C, representando um risco para as colheitas.

“As condições de geada e congelamento matarão plantações e outras vegetações sensíveis e possivelmente vão danificar tubulações externas desprotegidas”, alerta o escritório do NWS em Peachtree City, na Geórgia.

Entre as medidas recomendadas para contornar a situação é, se possível, levar as plantas para casa, ou então cobri-las.

Entretanto, proteger a colheita pode ser um pouco mais difícil.

Frutas e árvores florescem há algumas semanas, com o fim do inverno mais quente já registrado nos Estados Unidos. Um inverno excepcionalmente quente envia sinais inoportunos para que as plantas e alimentos comecem a brotar mais cedo.

Quando ocorre uma geada oportuna em março, elas ficam expostas e desprotegidas, colocando-as em risco de danos causados ​​pela geada e congelamento.

Os agricultores precisam usar lonas, irrigação e grandes ventiladores para cobrir as produções tanto quanto possível, a fim de evitar danos.

Essa onda de frio fará com que as cidades do Centro-Oeste, Sul e Costa Leste dos EUA experimentem temperaturas mais típicas de janeiro e fevereiro do que as normalmente sentidas no início de março.

St. Louis pode ter oscilação de mais de 6 graus Celsius, indo de 15°C no sábado (16) para 4°C nesta segunda-feira (18). A temperatura de Atlanta pode cair até 10 graus Celsius de sábado para esta segunda-feira: de 21°C para cerca de 10°C.

Essas temperaturas podem não ser congelantes, mas em algumas partes do sul são mais típicas do meio do inverno.

Memphis, Tennessee, e Huntsville, Alabama, estão previstos para máxima de 10°C nesta segunda-feira, temperaturas típicas de meados de janeiro.

A temperatura máxima na Filadélfia nesta terça-feira deverá ser de 7°C, a máxima média em 19 de fevereiro.

Fonte: CNN Brasil

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *