Nipride é um remédio vasodilatador indicado para reduzir a necessidade de oxigênio na insuficiência cardíaca causada por infarto agudo do miocárdio, induzir hipotensão durante cirurgias ou reduzir a pressão arterial de forma rápida em casos de crises hipertensivas.

Esse remédio contém nitroprusseto de sódio di-hidratado na sua composição que age relaxando a musculatura vascular, aumentando a dilatação dos vasos sanguíneos, melhorando o fluxo de sangue e diminuindo a pressão.

O Nipride é encontrado somente em hospitais na forma de injeção, contendo 25 mg/mL de nitroprusseto de sódio di-hidratado em ampolas de 2 mL, para ser aplicada na veia pelo enfermeiro, sob supervisão do cardiologista.


Para que serve

O Nipride é indicado para:

  • Tratar insuficiência cardíaca pós-infarto, doença valvular mitral e aórtica ou cardiomiopatia;
  • Induzir a hipotensão durante cirurgias;
  • Tratar espasmo arterial grave;
  • Corrigir a isquemia dos vasos sanguíneos periféricos causadas por envenenamento por ergotamina;
  • Aumentar o fluxo sanguíneo periférico;
  • Estimular a troca de substâncias de diálise peritoneal;
  • Acelerar a troca de calor nos casos de febre extrema.

Além disso, esse remédio pode ser indicado para reduzir rapidamente a pressão arterial causada por crises hipertensivas, encefalopatia hipertensiva, hemorragia cerebral, descompensação cardíaca aguda causada por edema pulmonar, aneurisma dissecante, síndrome de sofrimento respiratório idiopático em recém-nascidos ou nefrite glomerular aguda.

Qual o outro nome do Nipride?

O Nipride (nitroprusseto de sódio di-hidratado) está com o registro vencido na Anvisa. No entanto, pode ser encontrado com outros nomes comerciais, como Nitrop ou Nitroprus, por exemplo.

Como usar

O Nipride deve ser usado através de injeção na veia, após ser diluída em 250 mL, 500 mL ou 1000 mL de solução de glicose a 5%.

As doses do Nipride são calculadas pelo médico em mcg por Kg de peso corporal, por minuto, e inclui:

A solução diluída de nitroprusseto de sódio di-hidratado deve ser protegida da luz, pois é fotossensível, e usada imediatamente após a diluição, sendo recomendado que o tempo de infusão deva durar até 3 horas, conforme orientação médica.

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns do Nipride são dor de cabeça, tontura, zumbido no ouvido, palpitações cardíacas, hipotensão, taquicardia, transpiração excessiva, diminuição do diâmetro da pupila, rash cutâneo ou confusão mental.

Além disso, também podem surgir náuseas, vômitos, vertigem, aumento da pressão intracraniana, alterações no exame eletroencefalograma, tremores, dor abdominal, desconforto no peito.

O Nipride também pode causar irritação ou estrivas venosas no local em que a injeção foi aplicado.

Quem não deve usar

O Nipride não deve ser usado para o tratamento da hipertensão compensatória ou por pessoas que tenham alergia ao itroprusseto de sódio di-hidratado ou qualquer outro componente da fórmula.

Além disso, esse remédio deve ser usado com cautela em pessoas com distúrbios do fluxo sanguíneo cerebral, hipotireoidismo ou alteração da função do fígado.

Durante a gravidez, o Nipride só deve ser usado com indicação do médico após avaliar avaliar os benefícios do tratamento para a mulher e os riscos para o bebê.

Por não se saber se o nitroprusseto de sódio di-hidratado passa o bebê através do leite materno, pode ser recomendado pelo médico interromper temperariamente a amamentação.

Fonte: Tua Saúde!