Natação baiana é destaque nos Jogos Escolares Brasileiros de 2024, em Pernambuco

Natação baiana nos Jogos Escolares Brasileiros 2024 em Recife – Foto: Maurício Viana/Ascom Sudesb

“A Bahia mostrou sua força no esporte escolar nesta edição de 2024 do JEBs. Estamos muito felizes pelos resultados e medalhas conquistados a partir de um conjunto técnico de acompanhamento e execução para tal com a Sudesb, a SEC e a FBEE. O esporte escolar é, antes de tudo, a nossa base e merece esse olhar do Ministério do Esporte e do Governo do Estado na execução de políticas públicas que desenvolvam atletas e cidadãos, que entendam o papel do esporte na nossa sociedade”, comenta Vicente.

Medalhas da Natação

A delegação da Bahia na natação, composta por 16 nadadores – oriundos de Salvador, Lauro de Freitas e Feira de Santana – e três técnicos, trouxeram conquistas coletivas e individuais, que garantiram ao estado a 3ª colocação geral masculina tanto na série ouro como na série bronze. O time baiano masculino ficou com a prata no revezamento 4x50m livre (Bernardo Costa, Bernardo Libório, Filipe Viana e Lucas Pinto) e o bronze no revezamento 4x50m medley (Bernardo, Bernardo, Inácio Moraes e Lucas).

Nicolas Azevedo – Natação baiana nos Jogos Escolares Brasileiros 2024 em Recife – Foto: Maurício Viana/Ascom Sudesb

O nome de Lucas não foi chamado apenas essas duas vezes ao pódio em Recife. O estudante atleta da Escola Concept foi o maior medalhista da delegação com cinco medalhas ao todo, sendo mais uma de cada cor. O ouro foi na prova dos 50m peito da série ouro, com a direito ao recorde da prova de 30s62. Ele ainda garantiu a prata nos 50m livre da série ouro e o bronze dos 100m peito na série ouro

“Fui medalhista em cinco provas e recordista brasileiro. Foi minha primeira competição nacional medalhando. Estou muito feliz. Vamos para cima que quero estar em dezembro no sul-americano e o JEBs 2025”, afirma Lucas, com o peito cheio de medalhas.

Bernardo Costa – Natação baiana nos Jogos Escolares Brasileiros 2024 em Recife – Foto: Maurício Viana/Ascom Sudesb

Bernardo Costa e Filipe também medalharam tanto nas provas individuais quanto coletivas. Bernardo, do Colégio Panamericano, garantiu o ouro nos 50m livre da série prata, enquanto Filipe, do Colégio SEB Sartre Monet, subiu mais duas vezes ao pódio com a bandeira da Bahia na terceira colocação: 100m costas – série bronze; e 50m costas – série prata.

Ainda no masculino, dois outros nomes foram premiados. Pedro Matos, do Colégio São Paulo, ficou com a prata na série geral dos 400m livre e o bronze nos 100m borboleta da série bronze. Nicolas Azevedo, do Colégio Nobre, de Feira de Santana, levou o ouro nos 100m livre da série bronze. No feminino, Rafaela Aparecida, do Colégio Anchieta, conquistou a prata nos 50m peito da série bronze; e Monique Alessandra, do Colégio Sacramentinas, nos 50m costas da série bronze.

Técnico Fábio Seixas – Natação baiana nos Jogos Escolares Brasileiros 2024 em Recife – Foto: Maurício Viana/Ascom Sudesb

Técnico da delegação baiana de natação, Fábio Seixas, mais conhecido como “Fabão”, comemorou o resultado estampando os dois troféus gerais conquistados pela primeira vez na história da Bahia na modalidade. “Foi a melhor competição de JEBs da natação de todos os tempos. Eles conseguiram bater nossa meta e os recordes de todos os tempos, com o melhor resultado nos últimos 10 anos da Bahia. Estamos muito orgulhosos pelos excelentes recordes. Também é primeira vez que conquistamos os troféus gerais. Quero agradecer à FBEE e à Sudesb”, comentou.

O presidente da FBDA, Diego Albuquerque, também mostrou satisfação com o desempenho. “O JEBs foi um sucesso da natação baiana, mostrando que, apenas na categoria 12 a 14, uma categoria de base, a gente vem com uma safra muito boa, atletas se destacando no cenário nacional. O resultado foi um recorde inclusive na série ouro, e a gente está muito feliz, principalmente porque já sabemos que dois atletas baianos vão compor a Seleção Brasileira nos Jogos Escolares Sul-americanos”, pontua.

Resultado Jogos Escolares

As 44 medalhas conquistadas em solos pernambucanos em 2024 foi um dos recordes do estado na competição. Os pódios para a Bahia foram assegurados por representantes do interior do estado e da Região Metropolitana de Salvador das modalidades de atletismo, judô, karatê, taekwondo, tênis de mesa, wrestling, vôlei de praia, futsal e natação.

Além da natação, mais duas modalidades tiveram medalhistas no último grupo de estudantes atletas que competiram. O futsal feminino, do Colégio Integral, ficou com a prata na série cobre, enquanto a dupla do vôlei feminino do Colégio Marista Patamares ficou com o bronze da série cobre. As demais premiações com o primeiro e segundo grupo de estudantes atletas podem ser lidas na matéria no site da Sudesb.

Confira todas as medalhas da delegação baiana de natação abaixo.

Competições Coletivas

– Prata – Revezamento 4x50m livre masculino (Bernardo Costa – Colégio Panamericano; Bernardo Libório – Colégio Antônio Vieira; Felipe Viana – Escola SEB Sartre Monet; e Lucas Pinto – Escola Concept);

– Bronze – Revezamento 4x50m medley masculino (Lucas Pinto – Escola Concept; Bernardo Costa – Colégio Panamericano; Bernardo Lago- Colégio Antônio Vieira; e Inácio Moraes – Colégio Antônio Vieira)

Competições Individuais

Ouro

– Lucas Pinto (Escola Concept) – 50m Peito – Série Ouro – Recorde Brasileiro;

– Bernardo Costa (Colégio Panamericano) – 50m Livre – Série Prata;

– Nicolas Azevedo – (Colégio Nobre/Feira de Santana) – 100m Livre -Série Bronze;

Prata

– Lucas Pinto (Escola Concept) – 50m Livre – Série Ouro;

– Pedro Matos (Colégio São Paulo) – 400 livre – 2° lugar geral;

– Rafaela Aparecida (Colégio Anchieta) – 50m Peito – Série Bronze;

Bronze

– Filipe Viana (Escola SEB Sartre Monet) – 100m Costas – Série Bronze;

– Filipe Viana (Escola SEB Sartre Monet) – 50m Costas – Série Prata;

– Lucas Pinto (Escola Concept) – 100m Peito – Série Ouro;

– Monique Alessandra (Colégio Sacramentinas) – 50m Costas – Série Bronze;

– Pedro Matos (Colégio São Paulo) – 100m Borboleta – Série Bronze.

Fonte: Ascom/Sudesb

Fonte: Clique aqui