Os militares israelenses assumiram o controle do lado de Gaza da passagem de Rafah, disse um oficial militar de Israel nesta terça-feira (7).

A instalação é a única passagem entre Gaza e o Egito e um ponto de entrada crucial para a ajuda humanitária ao enclave palestiniano sitiado.

“Temos o controle operacional da área e da travessia”, confirmou um oficial militar israelense. As operações militares na travessia continuam, acrescentou o responsável.

O oficial recusou-se a dizer por quanto tempo as tropas israelenses controlariam a travessia.

Um vídeo das Forças de Defesa de Israel mostrou bandeiras israelenses hasteadas no lado palestino da travessia.

Anteriormente, um oficial palestino disse à CNN que todo o movimento na travessia havia parado depois que tanques israelenses capturaram as instalações do lado palestino.

Outra autoridade disse que as forças estavam operando desde a noite passada em uma área específica do leste de Rafah, de onde a maioria das pessoas e algumas organizações internacionais foram evacuadas.

Numa conferência de imprensa matinal, também disse que a passagem de Kerem Shalom foi fechada nesta terça-feira por razões de segurança e reabrirá assim que a situação de segurança permitir.

*com informações da Reuters.

 

 

Fonte: CNN Brasil