Mewing é um exercício de ortotropia, um tratamento alternativo, que consiste em utilizar a língua e músculos faciais para corrigir a posição da mandíbula e alterar a fisionomia. Acredita-se que pode ser indicado para melhorar a estética do rosto, realinhar os dentes e tratar problemas respiratórios.
Este exercício é simples e pode ser feito em casa, mas deve ser orientado por um profissional qualificado devido a possíveis riscos para a saúde, especialmente quando feito incorretamente.
Antes de começar a fazer mewing, é recomendado consultar um ortodontista ou dentista com formação em ortotropia para uma avaliação, verificar se o mewing realmente é indicado e aprender a fazer corretamente o exercício.
Ilustração de antes e depois do mewing
Para que serve
Acredita-se que o mewing pode ser indicado para:
- Melhorar a estética do rosto, deixando a linha da mandíbula mais definida e fina, por exemplo;
- Realinhar os dentes;
- Favorecer a respiração pelo nariz;
- Diminuir os roncos e o risco de apneia obstrutiva do sono;
- Estimular o desenvolvimento adequado da estrutura da face;
- Ajudar em problemas de fala, deglutição ou articulação temporomandibular.
De acordo com a ortotropia, os benefícios do mewing se devem ao estímulo à postura adequada dos músculos da boca, língua e face que, quando incorreta, pode estar associada a problemas respiratórios, estéticos, da fala e deglutição.
No entanto, não existem muitas evidências científicas de que o uso desta técnica realmente seja benéfico nessas situações e que apoiem a sua indicação como uma alternativa a tratamentos médicos ou dentários.
Mewing funciona?
O mewing pode funcionar em alguns casos quando orientado um profissional e feito em conjunto com outras terapias de reabilitação postural, mas os resultados podem ser afetados por problemas nos músculos da face ou que limitem a movimentação da língua, por exemplo.
Leia também: 6 principais doenças da língua e como tratar
tuasaude.com/doencas-da-lingua
Além disso, não existem muitas evidências científicas que comprovem os seus benefícios e, portanto, não deve ser utilizado em substituição a outros tratamentos.
Como fazer mewing
O mewing normalmente é feito da seguinte forma:
- Repousar em local confortável, mantendo a língua e rosto relaxados;
- Fechar os lábios, aproximando ou deixando em contato os dentes de cima e de baixo da boca;
- Colocar a língua em contato com o céu da boca, de forma que fique plana;
- Segurar a língua nesta posição, inicialmente por 10 a 20 segundos;
- Relaxar a língua, voltando para a posição inicial.
- Repetir o movimento, aumentando o tempo que a língua é mantida em contato com o céu da boca.
Este exercício deve ser feito com a orientação de um profissional e repetido regularmente com objetivo de “treinar a postura da língua” para que, com o tempo, ela subconscientemente seja colocada em contato com o céu da boca em sua posição de repouso.
No entanto, para melhores resultados, o mewing geralmente é feito em associação com outros tratamentos para corrigir a postura, que devem ser orientados por um fisioterapeuta e permitem o alinhamento adequado da linha mandibular e face com o tórax.
Leia também: 9 exercícios simples para melhorar a postura em casa (e como fazer)
tuasaude.com/exercicios-para-melhorar-a-postura
Possíveis riscos
O mewing pode causar dor na mandíbula, disfunção temporomandibular ou alinhamento incorreto dos dentes ou das arcadas dentárias, por exemplo, especialmente quando feito incorretamente e sem orientação de um profissional.
Leia também: Disfunção temporomandibular (DTM): o que é, sintomas, causas e tratamento
tuasaude.com/dor-na-atm
Por isso, o mewing deve ser orientado por um profissional licenciado, como um ortodontista ou dentista com formação em ortotropia.