#MeuLugarFavorito: Jaqueline Goes tem Santo Antônio Além do Carmo como seu lugar favorito

Salvador completa 475 anos de fundação no dia 29 de março. Em comemoração à data, o g1 reuniu algumas personalidades para contar qual o seu local preferido na capital baiana e as histórias envolvidas.

As belas praias, os pontos históricos, e os cartões postais inesquecíveis da capital baiana tornaram difícil a escolha da biomédica Jaqueline Goes de um lugar favorito. Reconhecida mundialmente por coordenar a equipe que sequenciou o genoma do vírus SARS-CoV-2, a baiana escolheu o bairro Santo Antônio Além do Carmo como o lugar que tem espaço especial no coração dela quando o assunto é Salvador.

Jaqueline Góes foi homenageada pela Mattel — Foto: Reprodução / Redes Sociais

Soteropolitana, Jaqueline é graduada em Biomedicina pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, mestre em Biotecnologia em Saúde e Medicina Investigativa (PgBSMI) pelo Instituto de Pesquisas Gonçalo Moniz — Fundação Oswaldo Cruz (IGM-FIOCRUZ), e Doutora em Patologia Humana pela Universidade Federal da Bahia.

O trabalho de pesquisa da pesquisadora durante a pandemia da Covid-19 a deixou em evidência. O sequenciamento do genoma do vírus SARS-CoV-2 aconteceu em apenas 48 horas após a confirmação do primeiro caso de Covid-19 no Brasil.

Jaqueline Góes de Jesus (segunda da esquerda à direita) foi homenageada com Barbie cientista — Foto: Mattel/Divulgação

Sobre o charmoso bairro do Santo Antônio Além do Carmo, em Salvador, Jaqueline revelou que é um lugar que frequenta há muito tempo. Ela associa o local a um espaço de contemplação e reflexão. A cientista também exalta as características que tornam a localidade “encantadora”.

“Me encanto a cada vez que eu chego lá e encontro cores novas. A vontade de estar lá é sempre para poder contemplar a natureza, o pôr do sol, aquela vista do Santo Antônio que me dá a possibilidade de refletir, de descansar, de ter higiene mental, de ter saúde mental”, disse ao g1.

Bairro Santo Antônio Além do Carmo, em Salvador — Foto: Alan Oliveira

O Santo Antônio Além do Carmo é um bairro histórico da capital baiana. A paisagem do local é marcada por casarões coloridos e charmosos. Os visitantes podem passear por pontos como a Igreja do Santíssimo Sacramento do Passo, conhecida por ser o ponto onde o Pelourinho e o Carmo se encontram, além de museus, restaurantes, cafeterias, lojas e uma praça cuja vista é de tirar o fôlego.

Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.

Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻

Fonte

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *