Marinha da Índia é considerada uma das melhores do mundo após captura de navio pirata, dizem analistas

O resgate pela Marinha da Índia de um navio comercial de piratas na costa da Somália no último fim de semana mostra como os militares de Delhi desenvolveram capacidades de forças especiais a par de alguns dos melhores do mundo, dizem analistas.

A Marinha resgatou 17 tripulantes do navio MV Ruen durante uma operação antipirataria que durou quase dois dias, de acordo com um comunicado à imprensa da Marinha Indiana, sem relatos de vítimas. Dezenas de piratas foram levados sob custódia, disse.

A operação envolveu um contratorpedeiro da Marinha, um navio patrulha, um transportador C-17 da Força Aérea Indiana voando mais de 2.400 quilômetros para lançar comandos marítimos, um drone naval, um drone de reconhecimento e um jato de vigilância P-8, disse o comunicado.

“O sucesso da operação marca a Marinha Indiana como uma força de primeira classe em termos de treinamento, comando e controle e outras capacidades”, disse John Bradford, membro do Conselho de Relações Exteriores e Assuntos Internacionais.

“O que torna esta operação impressionante é como o risco foi minimizado através do uso de uma força coordenada que inclui o uso de um navio de guerra, drones, aeronaves de asa fixa e rotativa e comandos da marinha.”

Especialistas temem que a situação de segurança volátil no Mar Vermelho devido aos ataques dos rebeldes Houthi baseados no Iêmen contra a navegação comercial possa amarrar as forças internacionais e fornecer uma janela para os piratas somalis no vizinho Chifre da África – representando uma ameaça multibilionária para a economia global.

O Iêmen e a Somália estão entre as nações mais pobres da região, ambas devastadas por anos de guerra civil.

A captura do MV Ruen por piratas somalis, em dezembro do ano passado, marcou o primeiro sequestro bem-sucedido de um navio na costa do país desde 2017.

Navios de guerra espanhóis, japoneses e indianos rastrearam o graneleiro de bandeira maltesa e administrado pela Bulgária quando este foi levado para águas territoriais da Somália, de acordo com um relatório de dezembro da Força Naval da União Europeia.

Mas quando o Ruen, agora operado por uma tripulação pirata, deixou na semana passada as águas da Somália com a intenção de cometer atos de pirataria em alto mar, a Marinha Indiana tomou medidas para o interceptar, de acordo com um comunicado da Marinha publicado na plataforma social X.

O contratorpedeiro INS Kolkata, que opera na área para ajudar a garantir a segurança marítima internacional, usou um drone lançado em navio para confirmar que o Ruen estava sendo operado por piratas armados, disse o comunicado indiano.

Um helicóptero sobrevoa o navio comercial MV Ruen durante uma operação militar indiana antipirataria no fim de semana passado / Ministério da Defesa da Índia

Depois que os piratas dispararam contra o drone, destruindo-o, e depois contra o próprio navio de guerra indiano, o Kolkata respondeu disparando contra o Ruen, desativando sua direção e navegação, disse o comunicado.

Enquanto Kolkata buscava a rendição dos piratas, os comandos saltaram de paraquedas após um vôo de 10 horas da Índia, disse a Força Aérea na plataforma X. Jangadas também foram lançadas no oceano a partir do grande transporte para os fuzileiros navais chegarem a Ruen.

A demonstração de força indiana foi demais para os piratas.

“Devido à pressão sustentada e às ações calibradas da Marinha Indiana nas últimas 40 horas, todos os 35 piratas somalis se renderam”, disse o comunicado da Marinha.

Os líderes búlgaros, incluindo o presidente Rumen Radev, agradeceram à Índia e ao seu primeiro-ministro Narendra Modi pela operação.

“Minha sincera gratidão [a Modi] pela ação corajosa da Marinha no resgate do navio búlgaro sequestrado ‘Ruen’ e sua tripulação, incluindo 7 cidadãos búlgaros”, postou Radev no X.

O analista Carl Schuster, ex-capitão da Marinha dos EUA, disse que o incidente destacou o profissionalismo da Marinha indiana e disse que a força de comando da Marinha de Delhi, conhecida como MARCOS, aprendeu com os seus homólogos norte-americanos e britânicos.

“A própria Marinha Indiana é uma força profissional altamente treinada e disciplinada”, disse Schuster.

“Os quase oito meses de treinamento de MARCOS seguem o modelo do SAS britânico. Apesar de um processo seletivo muito intenso, apenas cerca de 10% a 15% dos que ingressam na formação se formam”, disse.

Os analistas observaram que a Marinha Indiana tem experiência em operações antipirataria, há mais de 20 anos – e a situação de segurança inquieta numa das principais rotas marítimas do mundo significava que era provável que fossem chamados novamente.

Numa coletiva de imprensa em janeiro, um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Índia disse que a segurança marítima na região é uma prioridade para a Índia.

“As atividades em curso são de fato motivo de preocupação e afetam os nossos interesses econômicos”, disse o porta-voz oficial Shri Randhir Jaiswal.

“Estamos monitorando constantemente a situação. Nossas forças navais e embarcações navais estão empenhadas em garantir a segurança de nossas embarcações comerciais”, disse Jaiswal.

Fonte: CNN Brasil