Fotos: Bruno Concha/ Secom

A Guarda Civil Municipal (GCM) já recolheu 134 documentos perdidos ao longo dos circuitos do Carnaval entre quinta (8) e segunda-feira (12). Os pertences, que foram encontrados ao longo dos percursos da folia, incluem RG, CPF, título de eleitor, cartões de crédito, passaporte, carteiras de plano de saúde, crachás de identificação profissional, chaves, celulares e até mesmo uma certidão de óbito.

Os materiais são devidamente higienizados, catalogados pelos agentes e, durante a Festa de Momo, ficam disponíveis, das 7h às 19h, na Base da Guarda Civil Municipal, na Estação da Lapa, no Terreiro de Jesus, Pelourinho, nº 11 (ao lado da Joalheria Lasbonfim) e no Centro Municipal de referência LGBT+ Vida Bruno, em Ondina.

Os pertences foram resgatados nos circuitos da folia, com maior incidência no Circuito Dodô (Barra/Ondina). O coordenador de Ações e Prevenção à Violência do Município, James Azevedo, explica que os documentos que não forem procurados na sede da GCM serão entregues aos respectivos órgãos emissores, onde os cidadãos poderão realizar a retirada a partir de então.

“Pioneira neste serviço, há quase dez anos, a Guarda realiza o recolhimento e coleta de documentos encontrados ao longo do circuito. Com o uso do documento digital, meios de pagamento por aproximação e outros avanços da tecnologia, a tendência é que o número de documentos físicos perdidos seja menor a cada ano. Além disso, outras forças de segurança e instituições se engajaram nessa prestação de serviço, que segue necessária”, detalha o Coordenador de Ações de Prevenção à Violência, James Azevedo.

Após a folia momesca, os documentos perdidos durante o Carnaval 2024 podem ser recuperados até o dia 14 de março, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na sede da Guarda Civil Municipal (GCM), na Avenida San Martin, ao lado do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães.

Antes, o cidadão deve acessar o site http://guardamunicipal.salvador.ba.gov.br e clicar na opção “Achados e Perdidos”, para ver a relação de documentos encontrados pelos agentes.