Foto: Matheus Landim/GOVBA

Os cachoeiranos acordaram cedo para acompanhar a inauguração da Sala Elas à Frente – Ialorixá Juciara da Paixão. O equipamento projetado pela SPM, em parceria com a prefeitura local homenageia Mãe Preta, como era conhecida Juciara da Paixão. Emocionada, a viúva da ialorixá, Maria Luiza Santos, agradeceu a homenagem. “Eu só tenho a agradecer por tudo que estão fazendo por ela, que eu sei que ela era uma mulher capaz, uma mulher guerreira, lutou muito por tudo. São poucas palavras, eu só tenho a agradecer mesmo”.

Além da unidade em Salvador, mais de 40 salas serão abertas no interior, ampliando o alcance do serviço. No equipamento, localizado na Casa 02 da Praça da Aclamação, no Centro, serão realizadas diversas atividades relacionadas à inclusão socioprodutiva e autonomia econômica das mulheres, como explicou a secretária de Políticas para as Mulheres, Elisângela Araújo. “Essa casa tem um papel importante na vida das mulheres de Cachoeira, do território, onde a gente vai fazer um trabalho de acolhimento, de atendimento, que vai se juntar com toda a rede. Vamos atender todas as mulheres do campo, das águas, da cidade, das florestas”, destacou a titular da SPM.

Foto: Matheus Landim/GOVBA

Regularização Ambiental

Como forma de assegurar a regularização ambiental, 1.142 famílias de seis comunidades remanescentes de quilombo receberam os certificados do Cefir/Quilombola. A iniciativa é promovida pelo Governo do Estado, por meio da parceria entre a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), a Superintendência de Desenvolvimento Agrário (SDA) e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema). O ato atendeu moradores das comunidades de Catolé de Baixo e de Cima, Engenho Novo, Engenho da Cruz, São Francisco do Paraguaçu, Santiago do Iguape e Imbiara / Tombo, com aplicação de recursos da ordem de R$150 mil.

Para Itamara dos Santos, da comunidade Engenho da Cruz, o documento tem grande importância. “Isso representa muito. A gente já esperava há muito tempo. E graças ao governo, a CAR, a gente está recebendo. Estávamos aguardando isso aí para assentar a comunidade”.

Foto: Matheus Landim/GOVBA

Saúde

Durante a visita, o governador, acompanhado da primeira-dama e presidente das Voluntárias Sociais (VSBA), Tatiana Velloso, conferiu a Feira Saúde Mais Perto, um trabalho conjunto da secretaria da Saúde do Estado (Sesab) com as VSBA. Instalada na Praça Ubaldino de Assis, conhecida como Jardim Grande, a ação oferece gratuitamente, até este domingo (30), serviços como eletrocardiograma, ultrassonografia, exames laboratoriais e de diagnósticos, além de consultas com oftalmologista.

A previsão é que sejam realizados 1,6 mil atendimentos nos dois dias. A secretária Roberta Santana destaca a importância da ação para democratizar o acesso à saúde “A Feira Saúde Mais Perto já realizou mais de 600 mil atendimentos somente em 2023 e 2024. Então, nós já vamos rodando 46 municípios, fortalecendo a atenção primária no interior”.

Foto: Matheus Landim/GOVBA

Na oportunidade, foram entregues duas ambulâncias, que vão atender moradores locais e de distritos mais afastados, além de kit hospitalar, composto por mesa de cabeceira, bisturi elétrico, máquina de hemodiálise, poltrona, suporte de soro e maca.

Para a segurança, o Estado entregou mais duas motocicletas para o Pelotão da Polícia Militar na cidade, reforçando o policiamento e conferindo mais rapidez no atendimento às demandas da população.

Foto: Matheus Landim/GOVBA

Autorizações

Outras importantes ações foram autorizadas por Jerônimo Rodrigues, para Cachoeira. Como a construção de encostas na Rua Ponte do Caquende, na localidade de Faceira, na Rua Tambor da Soledade, no Caquende, e na Rua José Antônio da Silva Castro, na Caixa d’Água, com investimento previsto em R$ 3 milhões. Os trabalhos serão conduzidos pela Companhia de Desenvolvimento Urbano (Conder).

Já a Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS) é a responsável pela implantação de Sistemas Simplificados de Abastecimento de Água, autorizados para diversas localidades de Cachoeira. Jerônimo ainda autorizou obra para pavimentação de estrada, para iluminação cênica da Ponte D. Pedro II e ainda para a construção de Unidade Integrada da Delegacia Territorial e do Pelotão da Polícia Militar.

Foto: Matheus Landim/GOVBA

Repórter: Anderson Oliveira/GOVBA

Fonte: Clique aqui

Créditos do autor: Lais Souza

Créditos da imagem: Reprodução/Divulgação

Os direitos de imagem e texto são de autoria dos respectivos autores e editores mencionados no post original. Consulte a fonte primária clicando em ‘Fonte: Clique aqui’. Esta plataforma respeita a legislação de direitos autorais vigente (Lei nº 9.610/1998) e compromete-se a retirar qualquer conteúdo que infrinja os direitos autorais mediante notificação apropriada. Clique em ‘Contato’ para falar conosco.