O governo baiano está prestes a dar o pontapé inicial em um processo que vai ditar os rumos do futuro da transformação digital no Estado. Nesta quarta-feira (19), das 14h às 17h, secretários de Estado e outras lideranças do Poder Executivo Estadual estarão reunidos no auditório da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) para participar do kick-off da Jornada de Construção Colaborativa da Estratégia de Governo Digital 2024-2029.

Iniciativa da Secretaria da Administração do Estado (Saeb) – com apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), por meio do programa Bahia Mais Digital -, a atividade será conduzida por um consórcio formado pelas empresas de consultoria Porto Marinho, do urbanista Claudio Marinho, e TDS Company, do cientista Sílvio Meira, ambos fundadores do Porto Digital, em Pernambuco, um dos principais parques tecnológicos e ambientes de inovação do Brasil.

Palestra – Durante o evento, Meira – que é chief scientist na The Digital Strategy Company, professor extraordinário da Cesar School e professor emérito do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) – fará uma palestra sobre Governos Digitais. “O objetivo é enfatizar como a combinação integrada do físico com o digital é  fundamental para que o serviço seja prestado ao cidadão de forma eficiente e eficaz”, explica Marinho.

Ex-secretário de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente do Estado de Pernambuco, Marinho conta ainda que as experiências complementares dele e Meira nas áreas de políticas públicas e inovação têm permitido ao consórcio apoiar iniciativas de transformação digital de governos pelo Brasil afora. ”No momento, inclusive, acabamos de conduzir um processo semelhante de construção de Estratégia de Governo Digital para o Estado de Alagoas”, revela.

Para o consultor, as expectativas para a realização da Jornada na Bahia são as mais positivas. “Ficamos muito animados ao perceber o engajamento do Estado em promover transformação digital e sua decisão acertada de reunir os serviços públicos digitais do Estado em uma plataforma única”, elogia o consultor, referindo-se à plataforma ba.gov.

Jornada – Com uma combinação de 26 eventos presenciais e virtuais realizados ao longo de três meses, a Jornada de Construção Colaborativa da Estratégia de Governo Digital do Estado da Bahia irá mobilizar os participantes, entre outras atividades, na elaboração de objetivos e iniciativas estratégicas, priorização de capacidades e definição de um plano de ação com projetos a serem executados pelo Estado. Ao final, está prevista ainda uma etapa de monitoramento da execução da estratégia, a ser realizada com reuniões mensais ao longo de nove meses.

Desenvolvida em conformidade com a Estratégia Nacional de Governo Digital  (ENGD), do Ministério da Gestão e Inovação, a iniciativa da Jornada de Construção Colaborativa da Estratégia de Governo Digital está alinhada também às diretrizes do Comitê do Governo Digital do Estado da Bahia, ao Programa de Governo Participativo do Governo do Estado da Bahia (PGP) e ao Programa Especial de Governo Digital do Plano Plurianial (PPA) do Governo do Estado.

Fonte: Ascom/Saeb

Fonte: Clique aqui

Créditos do autor: Lais Souza

Créditos da imagem: Reprodução/Divulgação

Os direitos de imagem e texto são de autoria dos respectivos autores e editores mencionados no post original. Consulte a fonte primária clicando em ‘Fonte: Clique aqui’. Esta plataforma respeita a legislação de direitos autorais vigente (Lei nº 9.610/1998) e compromete-se a retirar qualquer conteúdo que infrinja os direitos autorais mediante notificação apropriada. Clique em ‘Contato’ para falar conosco.