Os gases são o acúmulo de ar no estômago ou intestino, que levam ao surgimento de sintomas como barriga inchada, dor abdominal, flatulência excessiva com ou sem mau cheiro, dor no peito ou arrotos constantes, por exemplo.
Esses sintomas podem surgir após o consumo de bebidas com gás ou ao engolir muito ar, como quando se fala enquanto mastiga, por exemplo, melhorando após a eliminação dos gases. Além disso, os gases também podem surgir em situações como síndrome do intestino irritável e intolerância à lactose. Conheça outras causas dos gases.
Para eliminar os gases pode-se usar remédios caseiros como chá de erva-cidreira e erva-doce, fazer uma dieta, praticar exercícios e, em casos de dor intensa, o médico poderá prescrever o uso de remédios de farmácia, como simeticona ou dimeticona.
Principais sintomas
Os principais sintomas do excesso de gases intestinais e no estômago são:
- Dor abdominal do tipo pontada ou cólica;
- Inchaço abdominal;
- Flatulência, que pode ter mau cheiro;
- Dor, pressão ou desconforto no peito;
- Arrotos frequentes;
- Sensação de peso no estômago;
- Sensação de falta de ar.
Além disso, os gases intestinais ou no estômago também podem causar tremor na barriga, devido aos espasmos nos músculos que tentam eliminar o excesso de gases. Conheça outras causas de barriga tremendo.
Estes sintomas podem variar de intensidade de acordo com a sensibilidade de cada pessoa e com o volume de gases presentes no sistema digestivo.
Como é a dor de gases?
A dor de gases normalmente acontece quando os gases estão presos no sistema digestivo, provocando a dilatação do intestino. Essa dor geralmente surge de repente, provocando uma sensação de nó, pontada ou agulhada na barriga, que varia de leve a intensa.
A dor causada por gases pode surgir na parte do meio ou debaixo da barriga. No entanto, essa dor tende a diminuir durante a eliminação dos gases, seja através da liberação intestinal ou na forma de arrotos.
Gases fedidos
Os gases fedidos podem ser causados pela ingestão excessiva de alimentos fonte de proteínas, como ovos, carne vermelha e queijos, ou de fibras e enxofre, presentes no brócolis, couve-flor, alho e nabo, pois favorecem a produção de sulfeto de hidrogênio, uma substância com odor parecido com “ovo podre” que é produzida pelas bactérias do intestino.
Gases na gravidez
O excesso de gases na gravidez é comum, sendo causado pelo relaxamento dos músculos do corpo, diminuição da digestão, dos movimentos intestinais ou da prisão de ventre, provocados pelas alterações do hormônio progesterona, aumentando a produção e eliminação de gases.
Os gases na gravidez podem causar sintomas como dor intensa na barriga, arrotos excessivos, inchaço ou desconforto abdominal. Conheça todos os sintomas dos gases na gravidez.
Como confirmar que são gases
Para confirmar que são gases, é aconselhado observar os sintomas apresentados, que pode ser feito através de um diário, anotando-se os alimentos, as bebidas, os suplementos, as atividade e o uso de medicamentos, para avaliar se estão relacionados ou não com o aumento dos gases, por exemplo.
No entanto, em caso de dúvidas, ou quando o excesso de gases é acompanhado de outros sintomas, como diarreia, vômito e presença de sangue ou gordura nas fezes, é aconselhado consultar o clínico geral ou gastroenterologista para fazer uma avaliação completa.
Para confirmar o diagnóstico, o médico avalia os sintomas e o histórico de saúde da pessoa, e também pode pedir alguns exames, como teste de tolerância alimentar, colonoscopia e exame de sangue, que ajudarão a descartar outras condições, como síndrome do intestino irritável, intolerância ou intoxicação alimentar, por exemplo.
Se deseja consultar um especialista, marque uma consulta com o médico mais perto de você:
Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!
Marque uma consulta com nossos Gastroenterologistas e receba o cuidado personalizado que você merece.
Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.
Principais causas
As principais causas de gases intestinais e no estômago são:
- Uso de medicamentos, como antibióticos e antiácidos;
- Consumo de alimentos ricos em proteína, fibras e/ou enxofre, como feijão, carne vermelha, ovo, couve-flor e grão-de-bico;
- Ingestão de ar ao comer rápido, beber, falar ou sorrir;
- Prisão de ventre;
- Refluxo;
- Intoxicação alimentar;
- Vermes intestinais.
- Síndrome do intestino irritável.
Além disso, os gases também podem ser causados pelo consumo de bebidas gaseificadas, como refrigerantes, espumantes e água com gás, uso de adoçantes, ou por situações como má digestão, doença celíaca e intolerância à lactose, frutose e glúten.
Leia também: Excesso de gases: 6 principais causas (e o que fazer)
tuasaude.com/gases-intestinais
Excesso de gases pode ser câncer?
O excesso de gases normalmente não indica a presença de câncer. No entanto, quando é acompanhado de outros sintomas, como fezes escuras ou com sangue, diarreia ou prisão de ventre constantes, sensação de peso ou dor na região anal, mesmo após evacuar, o excesso de gases pode indicar câncer de intestino. Confira todos os sintomas de câncer no intestino.
Alimentos que causam gases
Alguns alimentos, como feijão, batata-doce e aveia, causam gases porque são ricos em fibras e carboidratos que são fermentados pelas bactérias do intestino durante a digestão, causando flatulência. Confira todos os alimentos que podem causar gases.
A couve-flor, o brócolis e o repolho, além de causar gases, também podem deixar os gases mais fedidos, pois contém glucosinolatos, um fitonutriente que contêm enxofre, um composto que é responsável pela produção de gases com cheiro forte.
Como eliminar os gases
Algumas formas de eliminar os gases incluem o uso de remédios caseiros, dieta, exercícios e, em alguns casos, o uso de medicamentos.
1. Remédios caseiros
Alguns remédios caseiros como chá de erva-cidreira, erva-doce ou hortelã ajudam a eliminar os gases, porque têm propriedades antiespasmódicas e carminativas, que facilitam a eliminação e impedem a formação de gases. Conheça outros chás caseiros para gases.
2. Dieta
A dieta para eliminar os gases deve ser de fácil digestão, para manter a flora intestinal equilibrada e o bom funcionamento do intestino, diminuindo, assim, a produção de gases.
Assim, os alimentos que devem ser evitados são leguminosas, como feijão, ervilha e grão-de-bico; alguns legumes, como couve-flor e brócolis; frituras, como batata frita e frango frito; e adoçantes, como sorbitol, maltitol e xilitol.
Leia também: Dieta para gases: alimentos a evitar e o que comer
tuasaude.com/dieta-para-gases
3. Exercícios
Alguns exercícios como caminhada, ioga e bicicleta, ajudam a eliminar os gases, porque estimulam a musculatura responsável pelos movimentos intestinais, prevenindo e favorecendo a eliminação dos gases.
Além disso, comprimir a região abdominal, deitando de barriga para cima, dobrando as pernas e apertando-as contra a barriga, é um bom exercício para eliminar os gases.
4. Medicamentos
Em casos de muita dor e desconforto, o médico pode indicar o uso de medicamentos como simeticona, dimeticona, carvão vegetal ativado e probióticos, para ajudar a eliminar os gases. Confira todos os remédios indicados para gases.
Veja no vídeo a seguir outras dicas para eliminar os gases rapidamente: