Foliculite na virilha é a inflamação no folículo piloso, que é é a estrutura na pele onde fica a raiz dos pelos, levando ao surgimento de sintomas, como bolinhas vermelhas que podem conter pus, coceira ou sensação de queimação.
A foliculite na virilha é uma situação relativamente comum, e geralmente é causada pelo atrito da pele ao usar roupas apertadas ou devido a pelo encravado após raspar os pelos com lâmina ou depilar com cera, mas também pode acontecer devido a uma infecção por bactérias ou fungos.
Leia também: Pelo encravado: sintomas, causas, tratamento (e como tirar)
tuasaude.com/pelo-encravado
Geralmente, a foliculite na virilha pode ser tratada em casa fazendo a higienização da região com sabonete antisséptico, mas também pode ser necessário o uso de cremes ou pomadas específicas, que devem ser recomendados pelo dermatologista. Confira os principais tratamentos para foliculite.
Sintomas de foliculite na virilha
Os principais sintomas da foliculite na virilha são:
- Bolinhas vermelhas na pele;
- Pequenas bolhas com pus, semelhante a espinhas;
- Coceira;
- Sensação de queimação;
- Sensibilidade ou dor na região.
A foliculite na virilha pode surgir em um ou mais folículos pilosos, e ainda causar inchaço ou desconforto na região e aparecimento de manchas na virilha, em alguns casos.
Como confirmar o diagnóstico
O diagnóstico da foliculite na virilha é feito pelo clínico geral ou dermatologista, através da avaliação dos sintomas, histórico de saúde e exame físico da virilha.
Marque uma consulta com o dermatologista na região mais próxima de você:
Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!
Marque uma consulta com nossos Dermatologistas e receba o cuidado personalizado que você merece.
Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.


Em alguns casos, para identificar a causa da foliculite na virilha, como infecção por fungos ou bactérias, o médico pode coletar uma amostra da bolinha na pele para ser analisada em laboratório.
Possíveis causas
A foliculite na virilha é causada por uma inflamação no folículo piloso que fica localizado na base da raiz do pêlo, e está na maioria dos casos associado à infecção pela bactéria Staphylococcus aureus, que pode ser encontrada naturalmente nas mucosas e na pele, ou ainda pode ser causada por uma infecção por fungos.
Alguns fatores podem contribuir para o desenvolvimento da foliculite na virilha, como:
- Uso de roupas apertadas, que causam atrito com a pele;
- Uso de roupas que causam abafamento da pele e aumento do suor na virilha;
- Fazer depilação com cera ou lâminas;
- Frequentar de forma regular ambientes com água, como piscinas ou banheiras de hidromassagem.
Além disso, a foliculite na virilha pode se desenvolver mais frequentemente em pessoas com o sistema imunológico enfraquecido ou que tenham outras condições de saúde, como diabetes, infecções ou danos na pele, por exemplo.
Tratamento para foliculite na virilha
O tratamento da foliculite na virilha pode ser feito em casa com medidas simples, como aplicar uma compressa morna na região cerca de 3 vezes por dia, e lavar bem a região com água morna e sabonete anti-séptico durante o banho, pois favorece a dilatação dos poros da pele, e a limpeza da região.
Quando os sintomas de foliculite na virilha não melhoram após 1 a 2 semanas, com as medidas caseiras, é recomendado consultar o dermatologista que pode indicar o uso de pomadas, loções ou gel com antibióticos, como neomicina, gentamicina ou mupirocina, que ajudam a combater as bactérias e aliviar os sintomas.
Além disso, no caso de manchas na virilha causadas pela foliculite, o médico pode recomendar o uso de pomadas para clarear a pele, como hidroquinona, ácido kójico ou Vitamina C, por exemplo. Veja outras formas de clarear manchas na virilha.
Como prevenir a foliculite na virilha
Algumas medidas podem ajudar a prevenir o desenvolvimento da foliculite na virilha, como:
- Evitar o uso de roupas apertadas;
- Manter a virilha sempre seca;
- Tomar banho com sabonete neutro logo após estar na piscina, banheira, spa ou outros locais públicos;
- Lavar a virilha com sabonete neutro e água antes e após depilar com cera ou lâmina;
- Raspar os pelos da virilha na direção em que os pelos crescem;
- Fazer esfoliação na virilha, uma vez por semana, para ajudar a remover células mortas da pele;
- Não compartilhar toalha ou roupas com outras pessoas.
Além disso, em alguns casos, como forma de prevenir o surgimento da foliculite na virilha, o médico pode recomendar a depilação a laser. Confira os benefícios e como funciona a depilação a laser.
Equipe editorial constituída por médicos e profissionais de saúde de diversas áreas como enfermagem, nutrição, fisioterapia, análises clínicas e farmácia.
95% dos leitores
acham este conteúdo útil
(194 avaliações nos últimos 12 meses)
Histórico de atualizações
Atualizamos regularmente os nossos conteúdos com a informação científica mais recente, para que mantenham um nível de qualidade excepcional.
Bibliografia
- LUELMO-AGUILAR, J.; et al. Folliculitis: recognition and management. Am J Clin Dermatol. 5. 5; 301-10, 2004
- CHILLER, K.; et al. Skin microflora and bacterial infections of the skin. J Investig Dermatol Symp Proc. 6. 3; 170-4, 2001
- LOPEZ, F. A.; et al. Skin and soft tissue infections. Infect Dis Clin North Am. 20. 4; 759-72, 2006
- WINTERS, R. D.; MITCHELL, M. IN: STATPEARLS [INTERNET]. TREASURE ISLAND (FL): STATPEARLS PUBLISHING. Folliculitis. 2021. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK547754/>. Acesso em 27 abr 2022