As bandas e fanfarras das escolas da rede estadual de ensino estão a todo vapor, realizando os últimos preparativos e ensaios para o desfile cívico do 2 de Julho, que marca as comemorações dos 201 anos da Independência do Brasil na Bahia. Na última sexta-feira (28), por exemplo, a Banda Marcial do Colégio Estadual Rubén Darío (BAMCERD), localizado no bairro San Martin, em Salvador, ensaiou na quadra da escola com os seus 120 integrantes.

A estudante Julia Eduarda Silva, 17, 3º ano, que participa da fanfarra há quatro anos, já está na expectativa para o desfile. “Estou muito animada para desfilar novamente, pois é uma mistura de sensações em ver as pessoas nos prestigiando nas ruas”, disse. Segundo o estudante Manoel Inácio Cerqueira, 18, 3º ano, um dos balizadores, participar da fanfarra mudou a sua vida. “Eu era uma pessoa muito tímida e, hoje, consigo me socializar melhor com as pessoas, me apresentar e falar em público. Além disso, passei a ter mais disciplina e foco na escola”, revelou. 

Programação

Este ano, na capital baiana, desfilarão 13 escolas pela manhã e mais 13 no período da tarde, com cerca de 1.660 estudantes, de Salvador e da Região Metropolitana. No interior do Estado, haverá desfiles de 126 escolas em diferentes cidades. A concentração do desfile em Salvador, pela manhã, será às 7h, em frente ao Centro Estadual de Educação Profissional Formação e Eventos Isaias Alves (antigo ICEIA), localizado no bairro do Barbalho. Já à tarde, a concentração será às 13h, subindo a Ladeira Revolta dos Malês (Antiga Ladeira da Praça). 

Escolas participantes

Em Salvador, desfilarão pela manhã as seguintes escolas: Centro Educacional Carneiro Ribeiro – Classe II; Colégio Estadual Professora Elisabeth Chaves Veloso; Colégio Estadual Noêmia Rêgo; Escola Estadual Professor Roberto Santos; Colégio Estadual Dinah Gonçalves; Colégio Estadual Desembargador Pedro Ribeiro; Colégio Estadual Professor Rômulo Almeida; Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) em Gestão Negócios e Turismo Luiz Navarro de Brito; Centro Estadual Carneiro Ribeiro – Classe I; Colégio Estadual Duque de Caxias; Colégio Estadual Abílio César Borges, ambas de Salvador; Colégio Estadual Professor Edilson Souto Freire, de Dias D´Ávila; e Colégio Estadual Francisco Pereira Franco, de Lauro de Freitas. 

No período da tarde, será a vez do Colégio Estadual São Daniel Comboni; Colégio Estadual de Aplicação Anísio Teixeira; Colégio Estadual Monsenhor Manoel Barbosa; Colégio Estadual Rubén Darío; Colégio Estadual Nelson Mandela; Colégio Estadual Pinto de Aguiar; Colégio Estadual Kléber Pacheco; Colégio Estadual Dois de Julho; Colégio Estadual Professora Marilene da Silva, de Salvador; Colégio Estadual Reitor Miguel Calmon, de Simões Filho; Colégio Estadual Polivalente de Candeias, de Candeias; Colégio Estadual Bartolomeu de Gusmão e Colégio Estadual Alfredo Agostinho de Deus, de Lauro de Freitas.

Fonte: Ascom/SEC

Fonte: Clique aqui

Créditos do autor: Lais Souza

Créditos da imagem: Reprodução/Divulgação

Os direitos de imagem e texto são de autoria dos respectivos autores e editores mencionados no post original. Consulte a fonte primária clicando em ‘Fonte: Clique aqui’. Esta plataforma respeita a legislação de direitos autorais vigente (Lei nº 9.610/1998) e compromete-se a retirar qualquer conteúdo que infrinja os direitos autorais mediante notificação apropriada. Clique em ‘Contato’ para falar conosco.