O PET scan, também chamado de PET-CT ou tomografia computadorizada por emissão de pósitrons, é um exame normalmente indicado para investigar o câncer, avaliar a possibilidade de metástase e acompanhar o desenvolvimento do tumor e a resposta ao tratamento.
O exame de PET scan é rápido e seguro, já que a substância que é marcada por uma substância radioativa, emite radiação em pequenas concentrações, e é facilmente eliminada após o exame através da urina.
O PET scan é um exame disponível em planos de saúde e no SUS que só é realizado para investigação, diagnóstico e acompanhamento de câncer de pulmão, linfomas, câncer de cólon, câncer de reto e doenças imunoproliferativas, como o mieloma múltiplo, que é uma doença em que as células do sangue começam a proliferar e se acumular na medula óssea.
Para que serve
O PET scan é um exame de diagnóstico que serve para avaliar a atividade metabólica das células através do consumo de marcadores radioativos, sendo o mais comum a glicose, conhecida como “FDG”, muito útil no diagnóstico, estadiamento de diversos tipos de câncer e também na avaliação da resposta ao tratamento.
Quando é indicado
O exame PET scan pode ser indicado nas seguintes situações:
- Investigação e diagnóstico de câncer;
- Detecção de problemas neurológicos, como a epilepsia e demências;
- Avaliação da extensão do câncer nos diversos órgãos (pesquisa de metástases);
- Monitoramento da evolução do câncer;
- Monitoramento da resposta à terapia.
O PET scan pode também ser capaz de determinar, em alguns casos, o diagnóstico e por vezes definir prognóstico, ou seja, as chances uma evolução favorável ou não.
Como é o preparo
É importante seguir as orientações do médico sobre o preparo para o exame para evitar interferências no resultado do exame. Assim, é indicado que no dia anterior ao exame a pessoa tenha uma alimentação leve e não pratique atividade física. É importante também informar sobre o uso de medicamentos, já que alguns precisam ser suspensos por 24 horas.
É também indicado que a pessoa fique em jejum por cerca de 6 horas para realizar o exame.
Como é feito
O exame de PET-scan é rápido e considerado seguro, sendo feito a partir da administração diretamente na veia de de um traçador, que normalmente é a glicose marcada com uma substância radioativa. Em seguida, deve-se esperar 1 hora para que o traçador seja absorvido pelo organismo e seja possível realizar o exame.
O PET scan faz uma leitura do corpo, capturando a radiação emitida e formando imagens. Na investigação dos processos tumorais, por exemplo, o consumo de glicose pelas células é muito grande, pois a glicose é a fonte de energia necessária para a diferenciação celular. Assim, a imagem formada terá pontos mais densos onde houver maior consumo de glicose e, consequentemente, maior emissão de radiação, o que pode caracterizar o tumor.
Após o exame é importante que a pessoa beba muita água para que o traçador seja eliminado mais facilmente. Além disso, pode ser que haja sintomas discretos de alergia, como vermelhidão, no local em que foi injetado traçador.
O exame tem poucas contra-indicações, podendo ser realizado até mesmo nas pessoas que têm diabetes ou problemas renais. As mulheres grávidas ou que estejam amamentando não podem realizar esse exame diagnóstico, já que é utilizada uma substância radioativa que pode afetar o bebê.
98% dos leitores
acham este conteúdo útil
(316 avaliações nos últimos 12 meses)
Bibliografia
- SANTOS, Marcos. et al. DIRETRIZES ONCOLÓGICAS. 2.ed. Brasília: 2018. 573-589.
- Robilotta CC. A tomografia por emissão de pósitrons: uma nova modalidade na medicina nuclear brasileira. Rev. Panam. Salud Publica. Vol.20. 134-142, 2006
- SOCIEDADE BRASILEIRA DE MEDICINA NUCLEAR. PET/CT FDG-18F. 2015. Disponível em: <https://sbmn.org.br/wp-content/uploads/2015/11/PET-CT-FDG.pdf>. Acesso em 25 mai 2020