Em comemoração ao Dia Mundial do Leite, celebrado em 1º de junho, os estudantes do Colégio Estadual Professor Rômulo Almeida, em Salvador, participaram, nesta segunda-feira (10), da palestra “A importância do leite e dos derivados para a saúde dos ossos e músculos”. A atividade promovida pelo Sindicato das Indústrias de Laticínios e Produtos Derivados do Leite do Estado da Bahia (Sindileite), em parceria com a Secretaria da Educação do Estado (SEC), teve o objetivo de valorizar um dos principais produtos da atividade agropecuária do Estado utilizados na alimentação escolar e incentivar a reflexão sobre a importância do leite e seus benefícios à saúde.

Segundo a especialista em leite e derivados, Juliana Faria, que ministrou a palestra, a proposta foi trazer conhecimento e visibilidade para os produtos lácteos. “O intuito foi fazer com que os alunos entendam os benefícios do consumo de produtos lácteos e a importância dessa cadeia produtiva para o desenvolvimento econômico do país e da Bahia, para que eles também saibam os benefícios que os produtos lácteos trazem para a saúde humana”, comentou.

Foto: Amanda Chung/SEC

O assessor especial da SEC, Manoel Calazans, falou sobre a importância da atividade. “Para nós, da SEC, esse tipo de parceria é fundamental, porque amplia o conhecimento do estudante. Sabemos da importância da produção de laticínios para a nutrição dos nossos estudantes e o quanto esse ramo da economia movimenta empregos e renda. Então, tratar este tema com os alunos é enriquecedor”.

Concurso de redação 

Nos próximos dias será lançado o edital do 2º Concurso de Redação do Sindileite sobre o tema “A importância do leite e derivados para a saúde dos ossos e músculos”. Para mais informações, o estudante deve procurar a direção da sua escola. Podem participar estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ao 3º ano do Ensino Médio de todas as escolas estaduais da Bahia. A iniciativa busca estimular a criatividade, a expressão escrita e o pensamento crítico dos estudantes, visando chamar a atenção da sociedade baiana para a importância do leite e dos seus derivados para a saúde humana.

A estudante Karin Dias, 18, 2º ano, já está na expectativa para se inscrever no concurso. “É uma oportunidade de estimular a escrita para ajudar na nossa preparação para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio)”, afirmou. Já o estudante Cauan Novaes, 18, 2º ano, disse que o tema é interessante. “Esta é uma pauta que merece ser discutida no colégio e abordada em nossos textos, pois podemos contextualizar questões como saúde e economia, por exemplo. Participar do concurso vai me ajudar muito nos meus estudos para o Enem”.

Fonte: Ascom/SEC

Fonte: Clique aqui